As áreas de expansão urbana Oeste e Palmeira serão as próximas a serem regulamentadas em Joinville. Os anteprojetos passaram pelo Conselho da Cidade e terão os projetos enviados à Câmara de Vereadores. No ano passado, houve a regulamentação da expansão Proteção da Paisagem Campestre (Vale Verde), com 4,5 mil hectares. No mês passado, foi a vez da Sul ser aprovada pela Câmara. A expansão tem 3,2 mil hectares e a regulamentação deve virar lei nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Confira mapas
A expansão Oeste tem 714 hectares e fica no entorno rural dos bairros Vila Nova, São Marcos e Morro do Meio. Perto de 40% do perímetro é formado por áreas de preservação permanente. Na proposta da prefeitura analisada pelo Conselho da Cidade, a expansão tem dois setores de zoneamento. Em um deles, de desenvolvimento misto, será liberada a instalação de atividades industriais, tecnológicas, culturais, de lazer, comércio, serviço e residência, entre outras.
O outro setor será de área urbana de desenvolvimento econômico, liberando a instalação de parques de inovação tecnológica, formação profissional, atividades culturais e de lazer. Nos dois setores, o lote mínimo seria de 1,5 mil metros quadrados. A expansão Oeste tem segmento cortado pela SC-108 (Rodovia do Arroz).
A expansão Estrada Palmeira tem 376 hectares, em região rural junto à BR-101 e o Rio Bonito, com limites ao Norte com Garuva. A avaliação da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano é de que 211 hectares podem ser utilizados (o restante é formado por áreas de preservação, entre outras situações).
A proposta remetida ao Conselho da Cidade divide a expansão em dois setores. No adensamento controlado, o foco é de maior ocupação residencial, com permissão também para comércios, serviços e indústrias. A altura máxima permitida dos prédios é de nove metros (três pavimentos). O outro setor é de desenvolvimento misto, com lotes mínimos de 1,5 mil metros quadrados, sem residências multifamiliares.
Continua depois da publicidade
Joinville tem ainda outras três áreas de expansão urbana no aguardo da regulamentação, etapa na qual são definidos os usos permitidos no local. A lista tem ainda as expansões Espinheiros (230 hectares), Rio Velho (80 hectares) e Paranaguamirim (759 hectares).
Quanto vai custar ponte na Bahia com extensão dez vezes maior do que obra em Guaratuba
Robôs vão percorrer 40 km de redes subterrâneas em Joinville
O que falta para nova etapa de duplicação em Joinville, com rotatória
Cidade que mais cresce em SC terá novo avanço no ICMS
Plano para parque ao longo de rio em Joinville terá nova etapa
Quais os resultados do Censo 2022 em religiões em Joinville
Governo de SC mantém estimativa de quando começa construção de nova rodovia litorânea
 
				 
                                     
                            
                            



