nsc

publicidade

Saavedra

rio Itaum

Prefeitura realiza limpeza de rio após cheias em Joinville

Compartilhe

Por Saavedra
22/03/2019 - 05h30 - Atualizada em: 22/03/2019 - 07h54
Foto: Phelippe José / Divulgação

Enquanto a macrodrenagem, a intervenção mais duradoura no enfrentamento das cheias no vizinho rio Itaum ainda está na fase de estudos, com previsão de obras em 2021, o rio Itaum-mirim passa por limpeza com equipamentos, na zona Sul de Joinville.

Contenção nos rios

Uma proposta apresentada nesta semana na Câmara de Joinville quer criar um sistema para reter os resíduos jogados em rios. Na prática, a contenção seria feita com estruturas (ecobarragens) estendidas no rio para permitir apenas a passagem da água. A medida evitaria entupimentos e também facilitaria a remoção do lixo flutuante. O projeto é do vereador Lioilson Correa (PSC).

Fenômeno da água

O alagamento em pontos onde a água até então não havia chegado, seja na área central ou em locais da zona Sul, foi uma das constatações surgidas em Joinville após a chuvarada do final da semana passada. Pelo menos na memória mais ou menos recente dos moradores, a água não tinha avançado tanto quanto na sexta. Um fenômeno a ser pesquisado.

Desassoreamento do Cubatão

Na audiência pública realizada na quarta-feira em Pirabeiraba, foi confirmado o desassoreamento de pontos do rio Cubatão, conforme relato de Odir Nunes (PSDB), proponente do encontro. As medidas foram citadas por técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville. O trabalho deve iniciar após a concessão das licenças, o que deve ocorrer em 90 dias.

Código estadual

O Código Estadual de Meio Ambiente foi utilizado em decisão judicial em Joinville para afastar a aplicação do Código Florestal (recuo de 30 metros) em área com curso d’água totalmente tubulado, na zona Norte. O dispositivo da lei estadual não considera área de preservação permanente as faixas do entorno de cursos d’água não naturais devido à tubulação.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade