Projeto de lei sobre meio ambiente gera polêmica em Joinville

Compartilhe:

*Por Hassan Farias, interino

Continua após a publicidade

Um projeto de lei em discussão na Câmara de Vereadores começa a gerar polêmica em Joinville. A proposta do vereador Jaime Evaristo (PSC) obriga as empresas potencialmente poluidoras a terem um responsável técnico em meio ambiente. A discussão motivou a Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme) a entregar uma moção de repúdio ao Legislativo.

Segundo o texto do projeto, o profissional contratado pelas empresas poderá ter a formação como técnico em meio ambiente, engenheiro ambiental, biólogo, engenheiro químico, químico ou geólogo. Ele também deverá estar inscrito em seu respectivo conselho. 

Continua após a publicidade

Além disso, as empresas também deverão elaborar programas que garantam as condições de segurança ambiental, trabalhando na prevenção da degradação da qualidade ambiental. Quem não cumprir a lei, caso aprovada, poderá ser multada em 20 UPMs.

O projeto já recebeu propostas de emendas que sugerem incluir o engenheiro agrônomo como possível contratado pelas empresas e a possibilidade dos empresários contratarem profissionais como prestadores de serviço. 

Na reunião da comissão de Legislação desta semana, o projeto foi retirado da pauta para que haja maior discussão entre o vereador e a Ajorpeme antes de continuar a tramitação.

Despesas extras

A direção da Ajorpeme teme pela inviabilidade de muitos empreendimentos, caso a lei seja aprovada. De acordo com ela, cerca de 15 mil empresas associadas teriam de contratar o profissional, gerando despesas de grande impacto para muitas delas.

Continua após a publicidade

Segundo o presidente da entidade, Victor Kochella, as empresas já têm um laudo de acompanhamento — renovado todos os anos — dos riscos da atividade e as medidas usadas para reduzir os impactos ambientais. Isso eliminaria a necessidade de ter um profissional durante todo o expediente na empresa.

Defesa do meio ambiente

Continua após a publicidade

O vereador Jaime Evaristo diz saber do aumento de despesas possivelmente causadas pelo projeto, mas defende ser necessária a presença efetiva do profissional junto às empresas para haver o cuidado com o meio ambiente. A ideia é de prevenir acidentes e danos potenciais.

Ele destaca que não serão todas as empresas atingidas pelo projeto, apenas as que usam os produtos químicos e são potencialmente poluidoras. Jaime sabe que as empresas possuem os laudos ambientais, mas entende que o profissional seria mais uma forma de combater acidentes.

Continua após a publicidade

Leia todas as publicações de Saavedra

Veja também:

Continua após a publicidade

Boletins de ocorrência por tráfico de drogas dobram em dois anos em Joinville

Parte das cirurgias bariátricas do Hospital Regional de Joinville é retomada