Em nova prorrogação, o contrato para elaboração do projeto da ferrovia entre Chapecó e Correia Pinto terá prazo até março de 2026 para conclusão. Os trabalhos foram iniciados no final de 2022. O custo é de R$ 28,6 milhões, em valores com reajustes. A ferrovia entre Araquari e Navegantes, com 62 km, está com projeto executivo em andamento, em outra contratação do governo do Estado. Neste momento, não há previsão de obras, até porque ainda não foi definida a modelagem da concessão.
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As prorrogações do contrato ocorreram por causa dos atrasos provocados pelas dificuldades na liberação de propriedades, pelos donos, para as sondagens de campo. Também foi preciso aguardar a contratação de empresa de supervisão e fiscalização de projetos ferroviários. O trecho em estudo entre Chapecó e Correia Pinto tem 319 km, com custo estimado em US$ 2 bilhões (equivalente a R$ 11,3 bilhões). A Via Mar, a nova rodovia litorânea pretendida pelo governo do Estado e em fase de projeto, tem custo estimado entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões.
- Ferrovia cruza Joinville
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A ferrovia entre Chapecó e Correia Pinto, onde será feita conexão com a Malha Sul, é para movimentação principalmente da produção da agroindústria. No outro sentido de tráfego, a estrada de ferro pode ser usada para a importação de insumos. Mais segmentos econômicos também serão atendidos pela futura ferrovia.
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