A Câmara de Joinville vai analisar projeto para ampliar as áreas permitidas para a instalação de igreja, inclusive em setores de morros. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira pelo vereador Pastor Ascendino (PSD). Na justificativa, o parlamentar alega, entre outros argumentos, a necessidade de regularização em regiões mais “carentes” e “afastadas” de Joinville. A sugestão deverá ser avaliada pelo Conselho da Cidade antes da análise final pelos vereadores.

Continua depois da publicidade

> Projetos de duas duplicações em Joinville ficam prontos em dezembro

​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O projeto de Ascendino é de mudança na Lei de Ordenamento Territorial, a legislação que define, entre outras temas, quais atividades podem ser realizadas nas diferentes regiões da cidade. Pela proposta, as organizações religiosas ou filosóficas poderão ser instaladas, se a matéria for aprovada, em setores especiais de interesse de conservação de morros e de várzeas (são dois setores diferentes).

Na justificativa, o vereador cita a necessidade da maior presença das igrejas. “É um desafio onde a igreja tem que se fazer presente, exercendo seu papel social, na família, na educação, nas políticas públicas, principalmente nas áreas mais necessitadas”, afirma Ascendino.

Continua depois da publicidade

O vereador alega ainda que a instalação de organizações religiosas (pelo menos de até médio porte) já é permitida em todas as áreas e faixas, com exceção dos setores de conservação de morros e várzeas. Ascedino relata ter mantido contato com setores da prefeitura sobre o projeto, sem ouvir resistência à proposta.

> Quantos cães e gatos têm em Joinville; prefeitura tem estimativa

> Votação de Bolsonaro em Joinville foi a maior entre cidades de maior porte

> Como foi a votação de Bolsonaro e de Lula nas regiões eleitorais de Joinville

> Obras em praça no Centro de Joinville mantêm locais interditados

> Pela sexta vez consecutiva, Joinville elege três deputados estaduais