Com licitações anunciadas duas vezes, as obras de duplicação da rua Dona Francisca, na região industrial de Joinville, vão levar mais tempo para ser iniciadas. Nesta semana, o governo do Estado contratou a revisão do projeto do segmento de 5,8 km, entre o elevado da Schulz e as ruas Edmundo Doubrawa e dos Franceses, na ligação com a BR-101. O trabalho terá 90 dias para ser executado.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
A revisão deverá avaliar o fatiamento em lotes da duplicação e também fará a atualização dos custos das obras. Há uma série de interferências a serem realocadas, como redes de energia, adutora de água, tubulação de gás, entre outras. Há também desapropriações a serem realizadas, além do licenciamento. É possível que a primeira etapa seja a implantação do binário entre as ruas dos Franceses e Edmundo Doubrawa. O custo total da obra era estimado em R$ 63 milhões. No trecho, estão em operação indústrias de grande porte e condomínio industrial, também sede da UFSC Joinville.
A duplicação da Dona Francisca teve projeto elaborado na década passada, sem início das obras. O atual projeto foi concluído em 2022, com anúncio ainda no governo Carlos Moisés de lançamento de edital de licitação. A concorrência acabou não sendo publicada. Em março passado, foi a vez de o governo Jorginho Mello anunciar o edital, mas o certame também não foi lançado: depois do anúncio, foram apontadas demandas como desapropriações, realocação de redes e licenciamento, entre outras.







