O projeto até recebeu parecer favorável no final do ano, mas a proposta para acabar com a obrigatoriedade de pintura com a cor laranja nos postes com radares em Joinville não foi votada pelos vereadores. Assim, a matéria apresentada em março pela prefeitura só voltará a ser analisada a partir de fevereiro, após o recesso. A cor laranja foi determinada em lei municipal de 2002 como forma de dar mais visibilidade aos locais com radares da fiscalização eletrônica.

Continua depois da publicidade

No entanto, a prefeitura alega que a regulamentação sobre os aparelhos é de competência do Conselho Nacional de Trânsito e quer a revogação da lei. Também foi proposta para acabar com legislação de 2006, com determinação de sinalização horizontal, para indicação de velocidade máxima. A pintura na rua com o aviso tem que ser feita a pelo menos 300 metros de distância dos radares.

Joinville tem 108 locais com radares de fiscalização do trânsito. Os aparelhos são radares fixos, lombadas eletrônicas. Se aprovada, a lei não implica nova pintura dos atuais postes – apenas acaba com a obrigação da cor laranja. Portanto, eventual impacto somente em futuro contrato.

Continua depois da publicidade