A nova rodada do PAC habilitou a proposta da prefeitura de Joinville para instalação de Centro de Triagem de Resíduos Recicláveis (CTR), além da ampliação do aterro sanitário. A próxima etapa será de validação da documentação, fase anterior à seleção da proposta e contratação do empréstimo de R$ 9,7 milhões para a implantação do CTR – o investimento chegará a R$ 10,2 milhões com a contrapartida da prefeitura.

Continua depois da publicidade

A operação do centro será feita por cooperativa, a ser escolhida por meio de edital de chamamento, após construção pela concessionária de limpeza urbana. Conforme a Secretaria de Infraestrutura de Joinville, o centro vai ampliar a capacidade de triagem do município, sem competir com as entidades que trabalham com a reciclagem: a meta é ampliar a quantidade de materiais para a reciclagem.

O futuro centro terá triagem manual e automatizada (com esteiras e separadores magnéticos e ópticos), prensagem e armazenagem. Serão onze baias de material triado, com área de pesagem. A quantidade de material reciclável recolhido pela coleta seletiva oficial tem crescido em Joinville. Conforme levantamento divulgado neste mês pela prefeitura, foram 5,2 mil cargas (caminhões) em 2022. No ano passado, subiu para 11,5 mil cargas. A maior demanda foi a alegação para a inclusão da coleta seletiva na tarifa, com elevação dos valores para os usuários a partir deste ano.