O leilão da prorrogação da concessão da BR-116 tem estimativa de realização em setembro de 2026, conforme novo cronograma de repactuações de rodovias federais divulgado pelo Ministério dos Transporte. O contrato iniciado em 2008 contempla 412 quilômetros, com maior extensão em Santa Catarina e trecho no Paraná. A otimização prevê mais 15 anos na concessão, com o encerramento passando de 2033 para 2048. A proposta inicial prevê R$ 4,46 bilhões em investimentos, sendo R$ 960 milhões nos três primeiros anos.

Continua depois da publicidade

Imagens da BR-116 na Serra do Espigão

A repactuação da BR-101 Norte, concessão também com gestão da Arteris, está mais adiantada, ainda que os prazos inicialmente estimados tenham sido prorrogados. O leilão é previsto para julho de 2026 (a previsão anterior era fevereiro), com proposta em análise no Tribunal de Contas da União. No caso da Planalto Sul, a proposta ainda precisa ser enviada para Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso), do TCU.

Após a análise pelo TCU, será a vez da consulta pública. A expectativa do Ministério dos Transportes é de publicar o edital em junho, com o leilão previsto para três meses depois. A proposta é submetida ao certame para verificar se há mais empresas interessadas, além da atual concessionária.