A lista de concessões pretendidas em Joinville tem chances de andar em 2026, embora ainda não seja possível estimar, neste momento, quais deverão sair do papel. A volta do estacionamento rotativo, o novo modelo de gestão do Mercado Público e a parceria público-privada (PPP) da Águas de Joinville para ampliar rede de esgoto na zona Leste foram aprovados recentemente pela Câmara de Vereadores e ganham a condição de favoritos para sair do papel neste ano.

Continua depois da publicidade

Mercado Público tem estudo para concessão

No caso dos cemitérios e serviços funerários, acordo com o MP determina lançamento de edital da concorrência em 2026. A maior de todas as concessões, a PPP da educação, para construção de 27 escolas e centros de educação infantil, com contrato de R$ 4 bilhões por 25 anos, tem chance de ser lançada ainda em 2026, com início em 2027.

No primeiro mandato do governo Adriano Silva, a principal concessão foi da iluminação pública, em contrato de R$ 387 milhões por 22 anos. A primeira PPP de Joinville teve início no final de 2025. Já entre os equipamentos, o complexo do Centreventos passou para a gestão de instituto privado, ainda em 2024. Houve outras iniciativas, como a adoção do modelo de organizações sociais em novos centros de educação infantil (CEIs) – os 15 novos centros acordados com o MP, com três entregues terão essa modalidade de gestão. A modelagem foi pretendida para a saúde, em especial para o Hospital São José e UPA Sul, mas não foi em frente.

Como é

O formato para a concessão dos equipamentos é padrão: na primeira etapa, é lançado edital para apresentação de estudos (procedimento de manifestação de interesse, o PMI). É feita a seleção dos trabalhos para elaboração da modelagem, com posterior lançamento edital de licitação para escolha de ficará com concessão. Até agora, nenhum equipamento cumpriu todas as etapas – no caso do Centreventos, a licitação foi a primeira etapa, não houve PMI; e na PPP da iluminação, houve contratação direta de consultoria.

Na fila das concessões, estão a Cidadela Cultural, rodoviária, Arena Joinville e futuro ginásio municipal, além de cemitérios e serviços funerários, estacionamento rotativo, Mercado Público e PPPs da educação e da Águas de Joinville. Em todos os casos, a modelagem ainda precisa passar pelo Tribunal de Contas do Estado antes de abertura das concorrências.

Continua depois da publicidade

Como é a proposta para o novo ginásio municipal