Ainda que o cronograma de concessões federais aponte a realização de seis leilões de rodovias e ferrovias no Estado em 2026, o mais provável é que dois certames sejam realizados. Em relação aos demais, previstos para os últimos meses do ano que vem, há possibilidade de ficarem para 2027, dada a complexidade e o relativo curto tempo para a preparação das disputas. O pacote completo prevê mais de R$ 30 bilhões em investimentos.
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O leilão com mais chances de sair em 2026 é da otimização do contrato da BR-101 Norte (Litoral Sul), com trechos de rodovias federais também na região de Curitiba. A prorrogação do contrato por mais 15 anos está em análise no Tribunal de Contas da União, onde deverá ficará até fevereiro, mesmo com a prorrogação do prazo da comissão especial. A estimativa é de leilão em julho.
Para a BR-116 (Planalto Sul), também concedida, o certame é previsto para setembro, só que a proposta de repactuação ainda não chegou no TCU. Ainda há chance de leilão neste ano, mas a envio para o tribunal tem de ocorrer no início de 2026, para cumprimento do cronograma. O pacote de concessões de rodovias federais, tem ainda dois novos lotes (BRs 470, 153 e 282 e BRs 282, 153 e 480) no Estado. As audiências públicas ainda não saíram e as novas concessões tem de passar pelo TCU. As chances de leilão ainda em novembro são remotas.
FERROVIAS
A situação das ferrovias é mais complicada. A proposta do Ministério dos Transportes de fatiar a Malha Sul em três lotes (dois deles com ramais em Santa Catarina) não tem a concordância do Codesul (SC, PR, RS e MS). Os Estado defendem a concessão em bloco único e mais ferrovias em operação. Como ainda há questões a serem definidas, o cronograma de realização dos leilões em dezembro dificilmente será atendido. O mais provável é de prorrogação da concessão da Malha Sul – cujo contrato vence em 2027 – até que saia o novo modelo.
O cronograma dos leilões para 2026
Ferrovias
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Cronograma do Ministério dos Transportes prevê edital até setembro, com leilão até dezembro de 2026
Corredor Paraná-Santa Catarina – R$ 4,7 bilhões em investimentos
Corredor Mercosul – R$ 4,8 bilhões em investimentos
A Malha Sul tem ainda o Corredor Rio Grande do Sul, sem ferrovias em SC
Rodovias
Litoral Sul (BR-101 Norte) – otimização – edital até abril e leilão até julho – R$ 8,59 bilhões em investimentos
Planalto Sul (BR-116 SC/PR) – otimização – edital até junho e leilão até setembro – R$ 4,15 bilhões em investimentos
Rodovias Integradas de SC – Lote 1 (BRs 470, 153 e 282) – nova concessão – edital até julho e leilão até novembro – R$ 6,45 bilhões em investimentos
Rodovias Integradas de SC – Lote 3 (BRs 282, 153 e 480) – nova concessão – edital até julho e leilão até novembro – R$ 2,82 bilhões em investimentos
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