Etapas de parques, continuação de duplicação e teatro municipal estão na lista de obras que a prefeitura de Joinville vai tentar lançar até março, o último mês de Adriano Silva no comando da administração municipal. O prefeito de Joinville vai renunciar ao cargo em 2 de abril para ficar apto (desincompatibilização) a concorrer ao cargo de vice-governador, na chapa do governador Jorginho Mello, pré-candidato à reeleição. A vice-prefeita Rejane Gambin vai assumir o cargo de prefeito.
Continua depois da publicidade
O plano da prefeitura é de lançamento dos editais para a contratação das obras. As licitações mais perto do lançamento são para a segunda fase do parque Porto Cachoeira, na avenida Beira-rio; nova etapa do Palácio das Orquídeas e a construção do Teatro Municipal. A retomada da primeira etapa do Palácio das Orquídeas e a terceira etapa da duplicação também estão nos planos a curto prazo (confira lista abaixo).
Os editais em preparação com chance de lançamento em curto prazo
Palácio das Orquídeas – etapa 1
Obras estão paradas
A primeira fase do Palácio das Orquídeas teve contrato rescindido após atraso na execução e uma nova licitação será realizada para a conclusão das obras. A principal construção dessa etapa é a estufa de flores, em área da antiga Fundação 25 de Julho, em Pirabeiraba.
Continua depois da publicidade
Palácio das Orquídeas – etapa 2
A segunda fase do Palácio das Orquídeas prevê jardins e mais áreas de convivência no entorno da primeira etapa. As duas fases serão executadas de forma simultânea.
Segunda etapa do parque Porto Cachoeira
Como ficou a primeira etapa
A próxima fase do parque linear ao longo do rio Cachoeira será na avenida Beira-rio, entre as ruas Max Colin e Itaiópolis, na região do Centreventos, Câmara de Vereadores e Fórum. As obras serão realizadas às margens do rio, com novos passeios, espaços de convivência, decks e recuperação do pavimento. A etapa chegou a ser licitada em 2024, mas houve revogação pela prefeitura. A primeira etapa, entre o Mercado Público e o Moinho Joinville, junto ao rio Cachoeira, está na reta final de obras.
Teatro Municipal
A proposta é de teatro com 1,2 mil lugares, na área central da cidade. A construção será junto ao antigo Cine Palácio, a ser desapropriada – a edificação, a ser reformada, é tombada pelo patrimônio histórico municipal. O edital em preparação é para contratação integrada, com projeto e obras no mesmo pacote.
Terceira etapa da duplicação da Ottokar Doerffel
A proposta para a rotatória
A nova etapa terá 550 metros, com instalação de rotatória no cruzamento da Ottokar Doerffel com a rua Otto Parucker (continuação da Marquês de Olinda). As duas primeiras etapas da duplicação, entre as ruas Rio Grande do Sul e Caçador, no entorno do Cemitério Público Municipal, foram concluídas no final de 2024. O plano era iniciar a terceira fase ainda em 2024, mas a preparação atrasou. A prefeitura busca repasse de R$ 26 milhões do Estado para as obras.
Continua depois da publicidade
































