A duplicação da BR-280 entre Araquari e São Francisco do Sul tem chance de ser retomada até o final do ano, com previsão de entrega da ampliação de quase metade do traçado de 36 km até o final de 2025. A conclusão das obras do lote 1 vai depender de um futuro contrato, com licitação em fase inicial de preparação. As estimativas são da superintendência regional do DNIT em Santa Catarina. Os lotes entre Guaramirim e Jaraguá do Sul estão em andamento.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

As obras do lote 1 pararam no final do ano passado para a revisão do projeto. O traçado pretendido não será alterado na atualização, mas serão feitos ajustes em relação ao novo contorno ferroviário, cuja implantação está em fase de licitação. A partir da retomada, as obras vão se concentrar na construção do viaduto nas imediações do Instituto Federal Catarinense (Araquari) e da implantação do contorno em São Francisco do Sul (a duplicação prevê novo traçado naquele ponto).

As duas frentes, com 17 quilômetros (48% do lote 1), devem ser liberadas entre 18 e 24 meses, conforme o superintendente do DNIT/SC, Alysson de Andrade. A conclusão dos segmentos restantes, assim como a implantação de ciclovia de 38 km (prevista para atender demanda indígena), será prevista em outro contrato, a ser licitado. O futuro do canal do Linguado, se reabertura ou manutenção parcial, deverá ser decidido somente ao final de 2024, após conclusão do estudos técnicos e ambientais.

Futuro modelo do transporte coletivo de Joinville ainda vai levar mais de ano para implantação

Continua depois da publicidade

Câmara de Joinville tem proposta para conceder título de cidadão honorário para Sergio Moro

Projetos para mudar lei de apoio à cultura em Joinville enfrentam reações

Com novo formato, festa de outubro volta a ser realizada em Joinville

BR-280 terá mais um trecho duplicado liberado neste ano

Mais uma duplicação em Joinville será fatiada

Demolição é descartada e ginásio em Joinville será reformado

Destaques do NSC Total