O projeto de engenharia do lote mais avançado da Via Mar está se aproximando de 60% da execução. Conforme o sistema de acompanhamento de obras e serviços do governo do Estado, o trecho entre a SC-414 (Luiz Alves/Navegantes) e a rodovia Antonio Heil (SC-486, em Itajaí) alcançou 57,5% até agora, índice mais alto entre os quatro lotes dos projetos em andamento. O lote 4 tem 26 km de extensão, com quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

A nova rodovia litorânea pretendida pelo governo do Estado tem 145 km entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. No entanto, os projetos em elaboração, divididos em quatro lotes, contemplam 90,5 km, entre Joinville e Itajaí. O quinto lote, com 55 km, deverá ter edital lançado, também para projeto, até o final do ano.

O prazo para a conclusão dos projetos é outubro de 2026, mas o governo do Estado garante que haverá antecipação, com os lotes sendo concluídos entre o final de 2025 e início do ano que vem. Assim que os trabalhos forem sendo concluídos, os lotes serão liberados para a preparação da licitação das obras: ou seja, o primeiro lote a ter projeto finalizado provavelmente será o primeiro a ter edital para obras. Nesse planejamento, a proposta do governo estadual é iniciar a Via Mar ainda no primeiro semestre de 2026.

Como a concessão à iniciativa privada vai exigir mais tempo, o plano é iniciar as obras com recursos próprios, com posterior ressarcimento. Os estudos ambientais também estão em andamento. O custo da Via Mar fica entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões. A proposta é de uma rodovia com seis faixas de tráfego (três em cada sentido).

Continua depois da publicidade