A pavimentação das estradas rurais de acesso à Usina Piraí está entre as propostas apresentadas pela prefeitura de Joinville ao Ministério da Agricultura, ainda em julho. Conforme a rota, são três projetos, dois envolvendo a Estrada do Salto 1 e um da Estrada Comprida. As solicitações ainda não tiveram sinal verde. Outras possibilidades de fonte de recursos para as obras são os empréstimos em contratação. Neste momento, não há nenhum anúncio público de quais estradas rurais serão pavimentadas – as propostas no ministério são para nove vias. A prefeitura vem elaborando série de projetos para as estradas rurais.

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A Usina Piraí, inaugurada em 1909, é a hidrelétrica mais antiga em operação em Santa Catarina. O local é atração turística por causa de queda d’água. O complexo foi tombado recentemente pelo patrimônio histórico municipal. O local não é aberto para visitação – a liberação só ocorre em datas programadas. Há planos da prefeitura de Joinville e da Celesc, dona da área, para instalação de parque no local, ainda em fase de estudos preliminares.

O custo para a pavimentação do acesso imediato à Usina Piraí, em segmento da estrada Salto 1, é de R$ 7,4 milhões. Outro trecho da estrada Salto 1 tem estimativa de R$ 5,9 milhões. Para a Estrada Comprida, também usada no acesso para a hidrelétrica, a partir da região do Vila Nova, o custo é R$ 10,8 milhões. A usina fica a 16 km de Joinville, com a Expoville como referência.