Se a média estimada de R$ 2,9 milhões for quilômetro for aplicada no déficit de pavimentação, Joinville precisaria de um montante perto de R$ 1,9 bilhão para zerar a conta, afinal, são 650 quilômetros sem nenhum revestimento. O valor fica próxima da estimativa divulgada pelo prefeito Adriano Silva no início do mandato, de que a cidade precisaria de R$ 1,7 para pavimentar tudo o que falta.
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Os R$ 2,9 milhões por quilômetro, apontados pela Secretaria de Infraestrutura de Joinville, são uma média e leva em conta todas as etapas, desde terraplanagem até capa asfáltica, passando por base, drenagem, meio-fio, aterro dos passeios. Não há como estimar se Joinville conseguirá eliminar o déficit, equivalente a 35% da malha viária da cidade, nas próximas décadas. O dado das ruas sem pavimentação é parcial porque não inclui as vias sem regularização.
O município tem priorizado a requalificação das vias de maior movimento, incluindo o recapeamento. Os R$ 200 milhões de empréstimo já contratado e de outro financiamento de R$ 200 milhões em contratação têm previsão de novas pavimentações, mas os recursos serão utilizados também em projetos, pontes, duplicações e recapeamentos. Além disso, há também quase 100 km de estradas rurais em fase de projetos – a extensão não entra no déficit dos 650 km.
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