O contrato para a construção das primeiras áreas de escape de Santa Catarina recebeu aditivo de R$ 7,4 milhões, com o montante global sendo elevado para R$ 43,3 milhões. A alteração não implicou mais prazo contratual. Dessa forma, a conclusão das obras na SC-418, em Joinville, continua prevista para o início de junho do ano que vem. Neste momento, os trabalhos na Serra Dona Francisca estão em pausa por causa das festas de final de ano. A retomada está prevista para o dia 5 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Imagens das obras

O volume de rochas a ser removido é maior do que o inicialmente previsto, implicando em mais serviços, principalmente em detonações. As maiores formações rochosas estão no entorno da curva do km 15,4, onde explosivos já foram empregados e terão de ser utilizados em mais oportunidades. A outra área de escape fica no km 17,3.

As áreas de escape fazem parte do projeto executivo da revitalização da SC-418 entre Joinville e Campo Alegre. Com o acidente do início do ano passado, com vazamento de produto químico para rios na região, o governo do Estado resolveu construir primeiro os dispositivos de segurança, além de revitalizar trecho de dois quilômetros em região da serra.