Uma média superior a cinco apartamentos novos está sendo vendida por dia em Joinville neste ano, se levado em conta o primeiro semestre. Nos primeiros seis meses do ano, foram comercializadas 937 unidades, conforme levantamento feito por consultoria, que acompanha o mercado imobiliário da cidade a pedido do Sinduscon Joinville. O resultado de 2023 é quase 33% superior ao registrado no ano passado, também no primeiro semestre.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A pesquisa leva em conta os apartamentos novos prontos para morar ou os vendidos na planta ou em construção. No valor de venda, a receita foi de R$ 365 milhões. A pesquisa apurou estoque de 2.443 unidades à venda. Quase dois terços estão na planta ou em construção. O número é equivalente a 29% da oferta lançada ainda disponível para comercialização. O Sinduscon considera o número dentro da média de Joinville e até baixo, levando em conta o tamanho da cidade: se for mantida a média do primeiro semestre, a comercialização poderia ocorrer em até 18 meses, caso nenhuma nova unidade fosse lançada.
A radiografia apontou queda no lançamento de empreendimentos no primeiro semestre, ainda que as vendas tenham subido: no ano passado, foram 29; agora, ficaram em cinco, também nos primeiros seis meses do ano. A queda na Selic motiva o otimismo do Sinduscon Joinville com o mercado imobiliário nos próximos meses.
Ponte na fila em Joinville tem busca por empréstimo
Continua depois da publicidade
Duas cidades de SC criam mais de mil vagas na construção civil em 2023; confira ranking
Mulheres mantêm liderança na ocupação das novas vagas de emprego em Joinville
Joinville inicia pesquisa sobre proposta para maior binário da zona Sul; confira traçado
Parque estadual de SC tem início de construção de centro de visitantes
Estudo aponta custo de R$ 1,7 bi para transferir redes de água para calçadas em Joinville