A estimativa de movimentação rodoviária do futuro porto de Itapoá é de 32,7 mil toneladas por dia, a partir da plena operação. O volume implica em média de 835 caminhões diários. A projeção esteve entre os dados apresentados na audiência pública sobre o estudo de impacto ambiental, realizada nesta semana. O empreendimento da Coamo Agroindustrial está em fase de licenciamento, com possibilidade de obras a partir de 2027 e operação em 2031.

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Imagens da proposta do novo porto

A maior parte da movimentação do futuro terminal será de grãos, para exportação, em escoamento da produção dos cooperados da Coamo. São previstas 21 mil toneladas por dia, com utilização de 525 caminhões. Assim, os grãos, principalmente soja, vão ficar com ficar com uma fatia de 64% da movimentação – serão 7 milhões de toneladas por ano, em plena operação, em terminal que terá capacidade para até 10,9 milhões de toneladas.

As demais operações serão de importação de fertilizantes e movimentação de combustíveis líquidos e GLP, também com uso de caminhões. Assim como o Porto Itapoá, inaugurado em 2011, o porto da Coamo também terá acesso pela estrada municipal José Alves. O terminal da cooperativa conta com espaço de triagem e ponto de apoio, na SC-416, com vagas para até 400 caminhões. A prefeitura de Itapoá pretende duplicar a estrada José Alves. As demais vias até a BR-101 (SCs 416 e 417 e Contorno de Garuva) têm projetos para duplicação, mas sem previsão de início das obras.