Florianópolis

publicidade

Saavedra

INFRAESTRUTURA VIÁRIA

Quatro pontes anunciadas nos últimos anos não devem sair do papel em 2018

Compartilhe

Por Saavedra
16/02/2018 - 07h45 - Atualizada em: 16/02/2018 - 07h45

*Por Roelton Maciel, interino

O colunista Jefferson Saavedra está de férias e volta a escrever neste espaço no dia 8 de março

As quatro pontes anunciadas nos últimos anos como promessas para desafogar o trânsito em Joinville, principalmente na zona Sul, não devem fazer parte da paisagem em 2018. Três delas, que tiveram previsão de obras para começar ainda no ano passado, não avançaram porque a prefeitura teve de fazer revisões nos projetos para viabilizar os recursos — o dinheiro está previsto no contrato de R$ 105 milhões do PAC 2 Mobilidade Médias Cidades (Programa de Aceleração do Crescimento) negociado com o governo federal. 

Em entrevista de abril do ano passado, o prefeito Udo Döhler (PMDB) destacou que uma das pontes, projetada para ligar as ruas Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé, tinha projeto pronto, aprovado e licença ambiental já recebida. A expectativa era de que os trabalhos começassem em dois meses.  Na mesma entrevista, o prefeito destacou que as pontes das ruas Nacar e Anêmonas tinham projetos finalizados e aguardavam apenas o licenciamento ambiental. As duas obras, no entanto, contavam apenas com projetos básicos e o Tribunal de Contas do Estado passou a exigir projetos executivos, o que a prefeitura providencia atualmente. 

Em relação à ponte da rua Plácido Olímpio de Oliveira, foi preciso fazer adaptações no projeto para adequá-lo às regras do PAC. Por causa dos entraves, a prefeitura já não anuncia mais prazos para o lançamento das licitações. No meio do caminho ainda terão de ser obtidas as licenças ambientais necessárias. Ou seja, não há perspectivas para mobilização de obras até o fim do ano.

Futuro ainda mais incerto é o da ponte que ligará os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, empreendimento mais aguardado e caro: o custo supera a casa de R$ 100 milhões e o município aguarda o sinal verde da Secretaria do Tesouro Nacional para receber o empréstimo de U$S 40 milhões junto ao fundo de financiamento Fonplata, o mesmo que custeou a rede de parques em Joinville. 

Nos relatórios em análise pelo governo federal, é apontado como vantagem a redução das distâncias para deslocamento de ônibus, carros, ciclistas e pedestres entre um bairro e outro. A futura ponte ainda não tem licenciamento ambiental. Houve um primeiro encaminhamento junto à Fatma (hoje Instituto do Meio Ambiente), mas não foi aceito o modelo de licença simplificada.  

Enquanto isso, o projeto está em fase de execução. Mas o encaminhamento dos trabalhos, que dependem das licenças ambientais e de licitação, está condicionado à liberação do dinheiro.

Ponte entre as ruas Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé 

ponte
(Foto: )

Previsão anterior: Início das obras anunciado para junho do ano passado, com previsão de conclusão no início de 2018. Situação atual: A Sec. de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) faz alteração no projeto para adequá-lo às regras do PAC Mobilidade Médias Cidades - governo federal. Não há prazo para finalizar.  Previsão de inauguração: Sem data definida.

Ponte na rua Nacar 

Nacar
(Foto: )

Previsão anterior: Início das obras anunciado para o ano passado. Situação atual: A equipe do Banco de Projetos da Sec. de Infraestrutura (Seinfra) faz adequações no termo de referência para contratação de projetos executivos. A previsão é que isto ocorra dentro de um mês.  Previsão de inauguração: Sem data definida.

 

Ponte na rua Anêmonas 

Salmo Duarte/A Notícia,Geral
(Foto: )

Previsão anterior: Início das obras anunciado para o ano passado. Situação atual: A equipe do Banco de Projetos da Sec. de Infraestrutura (Seinfra) faz adequações no termo de referência para contratação de projetos executivos. A previsão é que isto ocorra dentro de um mês.  Previsão de inauguração: Sem data definida.

Ponte entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista

ponte adhemar
(Foto: )

Previsão anterior: Início das obras anunciado para 2018.  Situação: Projeto da ponte está em fase de execução e o município guarda o aval da Secretaria do Tesouro Nacional do empréstimo de U$S 40 milhões com o Fonplata (fundo de financiamento).  Previsão de inauguração: Sem data definida.

Leia todas as publicações de Saavedra

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Florianópolis
© 2018 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2018 NSC Comunicação