Paradas há três anos e com sequência de prazos de retomada não atendidos, as obras da duplicação da BR-280 entre Araquari e São Francisco do Sul tem previsão de lançamento de edital no começo de 2026, conforme estimativa anunciada ainda no final do mês passado. O prazo anterior era de lançamento da concorrência em novembro, mas a conclusão do projeto de engenharia levou mais tempo. O lote 1 fica entre o Porto de São Francisco do Sul e o cruzamento com a BR-101. No verão, as filas aumentam com a maior busca pelas praias de São Francisco.

Continua depois da publicidade

Obras no lote 1 estão paradas

A outra concorrência envolvendo o lote 1, referente aos trechos que não têm previsão de volta das obras neste momento, teve edital publicado no mês passado – mas, nesse caso, se trata de novo projeto, com prazo de 19 meses para a elaboração. As obras para esses segmentos terão de ser contratadas na sequência, em edital específico.

O DNIT resolveu dividir o lote 1 em duas etapas ainda em 2023. As obras iniciadas em 2018 haviam sido paralisadas no final de 2022 para revisão do projeto. A decisão foi concluir o que havia sido iniciado, no contorno de São Francisco do Sul e entorno do Instituto Federal Catarinense, em Araquari. Somados, os trechos têm 17 km, quase metade dos 36 km do lote 1.

A decisão de contratar novo projeto para o restante do lote foi por causa da defasagem do projeto original, além de necessidade de inclusão de proposta de ponte sobre o canal do Linguado e de ciclovia de 38 km. Os lotes 2.1 e 2.2 da duplicação estão em andamento, com previsão de conclusão entre 2026 e 2027.

O primeiro prazo estimado para a retomada no lote 1 foi ainda em 2023. Depois houve adiamento para 2024 e 2025, sem atendimento. Neste momento, caso o edital venha realmente ser lançado em janeiro, a estimativa é de volta dos trabalhos no final do primeiro semestre. No entanto, além de conclusão da licitação, será preciso reforço no orçamento federal para garantir as obras.

Continua depois da publicidade