O segmento da BR-280 em estudos para a concessão tem em torno de 170 km, entre São Francisco do Sul e Mafra. A rodovia na região Norte será um dos três lotes de rodovias federais em Santa Catarina a serem concedidos em leilões ainda sem data marcada, com possibilidade de realização em 2026, conforme a estimativa do Ministério dos Transportes. Um dos desafios para a montagem da modelagem será compatibilizar a concessão à iniciativa privada de uma rodovia com trecho de 75 km em duplicação, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul.
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Estudos estão sendo conduzidas pela Infra, empresa de planejamento do Ministério dos Transportes, com apoio do BID. O plano inicial era de concessão da BR-280 em conjunto com rodovias estaduais, como as SCs 108 (Rodovia do Arroz) e 418 (Serra Dona Francisca), mas o modelo não teve o aval do governo do Estado. A BR-280, assim como as demais rodovias federais mapeadas para a concessão, está qualificada desde 2021 – ano do atual processo administrativo, mas já houve iniciativas com esse propósito na década passada.
Túnel duplo faz parte da duplicação na região de Jaraguá do Sul
O segmento definitivo da BR-280 a ser concedido vai depender da modelagem financeira. A concessão terá de passar por consulta pública antes de envio para análise pelo Tribunal de Contas da União. Somente após o sinal verde do TCU, será possível lançar o edital da concorrência. Em visita a Santa Catarina em fevereiro, o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, estimou a realização do leilão em 2026.
Obras estão paradas entre Araquari e São Francisco do Sul
Em outra iniciativa, a Frente Parlamentar da BR-280 vai propor ao governo do Estado a estadualização do lote 1 da duplicação da rodovia, entre São Francisco do Sul e Araquari. A proposta do grupo formado na Assembleia Legislativa surgiu após audiência pública realizada no mês passado. A estadualização, com concessão à iniciativa privada na sequência, seria uma forma de tentar acelerar as obras – a duplicação está parada no lote 1.
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