Em decreto publicado nesta semana, a prefeitura de São Francisco do Sul criou nova unidade de conservação no município. O Parque Natural Municipal Sumidouro, com status de proteção integral, tem área de 2,1 milhões de metros quadrados, equivalentes a 210 hectares. A área do Sumidouro fica entre as praias de Forte e do Capri, às margens da baía da Babitonga. A próxima etapa será a elaboração do plano de manejo, com definição de como será o uso e preservação da unidade de conservação – o prazo para o documento ficar pronto é de cinco anos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

No decreto de criação da unidade, a prefeitura cita que a região do Sumidouro já é caracterizada, quase que integralmente, como área de preservação permanente (APP) por causa dos manguezais e restingas. O dispositivo legal elenca dez objetivos da unidade da conservação. Na lista, estão a proteção de cursos d’água, da vegetação e fauna nativas, preservação do “valor paisagístico”, articulação da preservação com turismo sustentável, incentivo às pesquisas, entre outros.

A prefeitura aponta potencial turístico do local, devido à “grande beleza cênica da região e do relevante patrimônio histórico que se integra ao Forte Marechal Luz, bem como a beleza natural das praias do Capri, Sumidouro e do Forte”. O decreto prevê que as atividades em propriedades privadas na unidade de conservação deverão ser compatíveis com as diretrizes a serem previstas no plano de manejo.

Proposta de proibir consumo de bebidas alcoólicas nas ruas em Joinville já teve polêmica no passado

Continua depois da publicidade

Proposta quer permitir lotes menores em ruas “principais” de Joinville

Quatro novas ações no STF questionam leis de SC

Edital para estudos de concessão de estádio e ginásio em SC tem recorde de inscrições

Nova ponte em duplicação de rodovia em SC recebe vigas de 28 metros

Rodovia de SC começa a receber camada de 23 cm de concreto

Repasse para estudo de nova ponte sobre o mar em SC terá aval de Câmara