A Agenda para a Infraestrutura 2026, lançada nesta terça-feira pela Fiesc, elencou lista de prioridades no setor para os próximos anos. No conjunto de obras de todos os modais, os investimentos para atender as demandas da indústria chegam a R$ 57 bilhões, em projeção até 2029. O montante inclui participação privada e pública. A agenda está em fase de finalização e terá versão final divulgada no início de 2026.

Continua depois da publicidade

Duplicação da BR-280 está em andamento

Com fatia de quase 70% na matriz dos transportes em Santa Catarina, as rodovias dominam as prioridades da Agenda para a Infraestrutura. Na lista, está prorrogação dos contratos de concessão de BRs 101 Norte e 116. A repactuação está em análise no Tribunal de Contas da União e deve ser concluída em meados de 2026. Após estudo sobre a proposta para a BR-101

As obras de duplicação das BRs 470 e 280, inicialmente previstas para conclusão no final da década passada e ainda em andamento, entraram na relação. A Via Mar, com anúncio pelo governo do Estado de início das obras ainda em 2026, está entre as prioridades, como forma de desafogar a BR-101.

A Agenda para a Infraestrutura lista também os investimentos necessários em ferrovias e aeroportos. Neste momento, está em discussão a nova concessão da Malha Sul, com divisão em lotes. A Fiesc apontou os investimentos necessários em aeroportos, principalmente no interior – o governo do Estado pretende lançar programa de aviação regional em 2026.

Agenda para a Infraestrutura

A lista de prioridades

Continua depois da publicidade

Repactuação das BRs 101 e 116

Via Mar

Obras nas BRs 470, 280, 282 e 285

Projetos – Na BR-282, para duplicação entre Lages e São Miguel do Oeste, com trechos com terceiras faixas; contorno de Santo Amaro de Imperatriz; BR-470, para duplicação entre Indaial e Campos Novos

Manutenção preventiva – Contrato de Restauração e Manutenção (Crema)

Acesso e bacia de evolução do complexo portuário de Itajaí

Acesso aos portos

Dutoviário – interiorização (rede de distribuição de gás natural)