Em fase de dragagem, o novo acesso ao mar em Itapoá deverá ficar pronto até o final do ano ou início de 2026. A remoção de sedimentos é para ampliar a profundidade do canal de navegação, junto à foz do rio Saí-mirim. Como o volume de areia a ser removido será maior do que o inicialmente previsto, o prazo para a conclusão, até então previsto para novembro, foi ampliado. Em outra etapa das obras, está sendo concluído o molhe Sul – o molhe Norte foi o primeiro a ser finalizado.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

O atual acesso ao mar pela foz do rio Saí-mirim, ainda em utilização pelas embarcações, fica em ponto mais ao Norte na orla de Itapoá. O local será fechado quando a nova barra ficar pronta. O investimento nas obras é de R$ 16 milhões, incluindo a supervisão. O acesso será usado principalmente por embarcações de pesca artesanal.

O local das obras dos novos molhes fica distante do perímetro previsto para o alargamento de praias em Itapoá. O setor a receber areia da dragagem do canal externo da baía da Babitonga fica mais ao Sul. O trabalho iniciado neste mês deve ser concluído no início do segundo semestre de 2026.