A dragagem para os portos de São Francisco do Sul e Itapoá passarem a receber navios de maior porte recebeu a licença ambiental de instalação. Com a liberação pelo Ibama, as obras de aprofundamento do canal externo da baía da Babitonga estão autorizadas, levando em conta o licenciamento ambiental. A modelagem para a realização da dragagem será inédita, com o Porto Itapoá, um terminal privado, bancando os investimentos, como forma de adiantamento do pagamento das tarifas portuárias. Em outra iniciativa pioneira, se tratando de dragagem de portos no País, parte da areia que será removida do fundo do mar será utilizada no alargamento de praias de Itapoá.

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A modelagem para as obras tem o aval do Ministério dos Portos, com assinatura nas próximas semanas. O edital de licitação deve ser lançado neste ano, com obras a partir do primeiro semestre de 2025. “Com essa obra, colocaremos o complexo portuário da baía da Babitonga e nosso Estado na rota das grandes embarcações”, diz o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira.

O licenciamento para ampliar o calado do canal externo de 14 para 16 metros foi iniciado na década passada, com liberação da licença prévia em 2022. O aprofundamento é fundamental para a competividade, permitindo embarcações de até 366 metros ou mais – a atual capacidade é de até 330 metros. A ampliação do calado abre ainda a possibilidade, mais adiante, de preparação para os portos receberem cargueiros de até 399 metros.

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