O plano do governo do Estado de avaliar a viabilidade de aproximar os traçados da Via Mar e da ferrovia entre portos busca ganho de escala. A instalação da rodovia e ferrovia no Litoral Norte lado a lado seria uma forma de reduzir custos, principalmente com desapropriações. A Via Mar e a ligação ferroviária entre Araquari e Navegantes estão em fase de projetos, a serem concluídos em 2026. Não há fonte de recursos definida ainda para bancar as obras, que deverão contar com participação da iniciativa privada – os dois empreendimentos estão sendo apresentados a investidores.
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Via Mar é plano para desafogar a BR-101
“Nós estamos vendo qual a possibilidade de unir essas linhas, porque fica mais lógico. O governador Jorginho Mello já determinou prioridade para isso. Se conseguirmos unir as construir as duas linhas juntas, teremos um só espaço para desapropriações, para licenças ambientais, será um ganho de escala maravilhoso”, afirmou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, em entrevista à CBN Joinville, nesta sexta-feira.
Ferrovia cruza área urbana de Joinville
A avaliação da Via Mar conjunta com a ferrovia está sendo avaliada pelos projetistas. Uma das questões em análise é a possibilidade de mudança no traçado do ramal ferroviário, com início em Guaramirim, para se juntar à Via Mar. Guaramirim, assim como Araquari, já faz parte da rota da ferrovia de ligação com os portos de São Francisco do Sul.
A Via Mar é a rodovia planejada para ligar Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, em rota de 145 km paralela à BR-101. O custo da estrada com seis faixas (três em cada sentido) é estimado entre R$ 7,2 bilhões e R$ 9,2 bilhões. A fase atual é de elaboração dos projetos executivos. A ferrovia entre Araquari e Navegantes, também em fase de projeto executivo, terá 62 km de extensão. O investimento é estimado em US$ 300 milhões.
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