O viaduto do contorno ferroviário de São Francisco do Sul será demolido. A estrutura instalada sobre a SC-415 está com obras paradas desde 2011 e, em julho do ano passado, foi interditada pelo DNIT após avarias provocadas por acidente com veículo. A demolição do viaduto será realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, após assinatura de acordo de cooperação técnica com o departamento. O viaduto ficou conhecido popularmente como “maior mesa de sinuca do mundo” devido ao formato retangular.

Continua depois da publicidade

Após o acidente, laudos elaborados pelo DNIT apontaram a viabilidade da reforma do viaduto. A estrutura de concreto teve as obras paralisadas no início da década passada, assim como o restante do contorno, para revisão do projeto. Em 2023, o DNIT chegou a abrir a concorrência para reiniciar as obras, mas logo cancelou o edital. O contorno de 9 km de extensão, com novo traçado da ferrovia, continua nos planos, mas sem previsão de nova licitação porque não há recursos disponíveis.

Embora não estivesse em uso, o viaduto teve de passar por interdição porque veículos cruzavam na parte inferior, na SC-415, perto do cruzamento com a BR-280. A opção pela reforma foi revista e a decisão foi pela demolição como forma de compatibilizar as intervenções no local com a duplicação da rodovia estadual. A ampliação da via tem projeto contratado pelo governo do Estado.

Desde a interdição do viaduto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura vinha defendendo a demolição. Uma das alegações foi de que a estrutura não seria compatível com o plano de ampliação da rodovia estadual. O segmento da SC-415 com projeto contratado tem 10 km, entre a BR-280 e acesso às praias de São Francisco do Sul. A elaboração do trabalho ainda aguarda a ordem de serviço.

Continua depois da publicidade