O governo da Bahia e a Concessionária Salvador-Ilha de Itaparica apresentaram no início do mês os resultados da sondagem geotécnica do local onde será instalada a estrutura. O trabalho, com duração de 12 meses, fez investigações do solo em pontos de até 200 metros de profundidade na Baía de Todos-os-Santos. A próxima etapa será de conclusão do projeto de fundações e a mobilização do canteiro de obras. As obras de construção deverão levar seis anos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A ponte entre Salvador e Itaparica terá 12,4 km e será a maior sobre lâmina d’água da América Latina (há ponte com extensão total maior, mas não com estrutura desse comprimento sobre a água). Em uma comparação, a ponte na Bahia será dez vezes maior do que a Ponte de Guaratuba, a ser concluída no ano que vem no Paraná. A ligação entre Guaratuba e Matinhos tem 1.244 metros. Em outro exemplo, a estrutura na Bahia será mais de 12 vezes maior do que a Ponte Joinville, em obras na zona Sul da cidade (são 980 metros entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista), também conclusão prevista para 2026.

Confira imagens do projeto da ponte Salvador-Itaparica

O novo sistema rodoviário, com a ponte, é apontado pelo governo da Bahia como investimento de incentivo para novos empreendimentos em logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário, além do turismo. Novos acessos viários serão construídos no entorno, inclusive com via expressa de 22 km e duplicação de estrada. A construção será feita por meio de PPP do governo com consórcio formado por dois grupos da China. O contrato assinado no final de 2020 prevê concessão de 35 anos para construção e operação. O custo ficará em torno de R$ 10 bilhões.

Preparação teve sondagem

Ponte dupla em estudo o canal do Linguado, em SC, não será sobre toda a travessia

Continua depois da publicidade

Qual o ranking da pavimentação entre as maiores cidades de SC

Censo aponta qual o alcance da arborização em Joinville; cidade não atinge média nacional

Construção de viaduto em duplicação da BR-280 muda trânsito

Entre as 41 cidades do País com mais de 500 mil moradores, Joinville fica em 40º lugar em asfalto

Duplicação de última etapa de avenida em Joinville tem novo passo

Construção de ponte de quase mil metros em SC tem nova frente, “encontro” de obras será em rio