A montagem do equipamento cantitravel do lado do bairro Adhemar Garcia, na construção da Ponte Joinville, está em andamento, conforme informado pela prefeitura de Joinville. Dessa forma, como o cantitravel instalado a partir do Boa Vista iniciou os trabalhos em janeiro, serão dois equipamentos em atuação simultânea. O encontro será nas margens do rio Cachoeira, onde será instalado o vão central de 160 metros. A ponte de 980 metros entre os dois bairros tem previsão de ser concluída ao final do primeiro semestre de 2026. O custo é de R$ 311 milhões.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O cantitravel conta com guindaste de 160 toneladas, com geradores, compressores, martelos de cravação das camisas (etapa inicial para a instalação de estacas), escritório com container e banheiros químicos, e máquina de solda, conforme descrição de Paulo Castro, diretor executivo da Secretaria de Infraestrutura Urbana.

Confira imagens das obras

A escolha do cantitravel, que avança por trilhos, foi feita para permitir a instalação de estacas (e, mais adiante, das vigas da ponte) com menor interferência no manguezal: não há necessidade de equipamentos percorrem o traçado da ponte por terra. O cantrivel do Boa Vista entrou em operação antes porque tem distância maior a percorrer até as margens do Cachoeira.

“Nossa previsão é que a chegada deles será na mesma data dos dois lados do rio. Teremos dois equipamentos, um do lado do Adhemar Garcia em direção ao rio Cachoeira e o outro que já partiu e está no meio da ilha como a gente chama, do lado do Boa Vista em direção ao rio Cachoeira”, diz o diretor Castro, conforme divulgado pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

Por que há defesa de construção de ponte duplicada sobre canal fechado há 90 anos em SC

Quando ficam prontos os projetos para ferrovias de R$ 13 bilhões em SC

Por que a prefeitura de Joinville é contra criação de novo bairro na zona Sul

Três novos bairros de Joinville devem ser criados ao mesmo tempo

Rota cênica entre duas cidades de SC, com mirantes e trecho com ciclovia suspensa, terá repasse

Em nova revisão, duplicação de estrada em obras em SC fica “maior”

Agentes de trânsito de Joinville vão usar câmeras corporais