A conclusão dos projetos de novas ferrovias em Santa Catarina deve ocorrer no final do ano. Após prorrogação, a estimativa era de entrega dos trabalhos neste primeiro semestre, mas houve novo adiamento devido a dificuldades de trabalhos de campo, nos acessos para sondagens, conforme a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. De forma paralela à elaboração dos projetos, o governo do Estado busca a modelagem financeira para a construção das estradas de ferro. Juntas, as duas ferrovias tem estimativa de custar mais de R$ 13 bilhões. A última ferrovia inaugurada em Santa Catarina foi a ligação entre Lages e Vacaria (RS), concluída em 1969.
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Uma das ferrovias em fase de projeto básico é a ligação de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto. A elaboração, com custo em torno de R$ 28 milhões, começou no final de 2022 – a atual prorrogação estende o prazo até outubro. A construção da ferrovia é estimada em US$ 2 bilhões, montante próximo de R$ 12 bilhões. Em Correia Pinto, o plano é ligar o ramal ao Tronco Sul, que faz parte da malha nacional.
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O outro projeto, nesse caso executivo, é para a construção da ferrovia entre Araquari e Navegantes, com 62 km de extensão. A elaboração também começou no final de 2022. O ramal é chamado de Ferrovia dos Portos porque faz a ligação entre dois complexos portuários do Estado – a linha férrea para São Francisco do Sul passa por Araquari. A ferrovia tem custo estimado de US$ 300 milhões (quase R$ 1,8 bilhão). O governo do Estado pretende reforçar o interesse de investidores pelas ferrovias com a criação de lei estadual sobre em setor – o projeto será enviado à Assembleia.
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