A ciclovia de 38 quilômetros está prevista no novo projeto de duplicação da BR-280, cujo edital foi lançado nesta quarta-feira pelo DNIT. A via para ciclistas começa na região do Porto de São Francisco do Sul e se estende até o acesso à aldeia Piraí, em Araquari, após o cruzamento com a BR-101. O projeto terá 19 meses para ficar pronto, após a ordem de serviço. Após a conclusão do trabalho, será possível contratar as obras. Não há como estimar, neste momento, quando as obras serão iniciadas.
Continua depois da publicidade
Obras do lote 1 estão paradas desde 2022
A ciclovia está prevista no Plano Básico Ambiental – Componente Indígena, com série de obras e serviços para atendimento das comunidades indígenas do entorno da duplicação da BR-280. A via não foi prevista no projeto original do lote 1 – que teve obras iniciadas em 2018 e paralisadas em 2022. A retomada será em dois locais, em contratação ainda a ser licitada.
A inclusão da ciclofaixa no novo projeto estava prevista pelo DNIT. A faixa para ciclistas terá três metros de largura, conforme indicado no edital em contratação. A via será usada para deslocamentos urbanos em São Francisco do Sul e Araquari, além de consolidar rota de cicloturismo.











