Uma técnica surgida originalmente para obras portuárias será utilizada na construção da Ponte Joinville. O cantitravel consiste em método de usar um guindaste sob esteiras para cravar as estacas à frente e, uma vez concluído um trecho, o equipamento vai avançando para o segmento seguinte, usando o ponto recém-finalizado como base de apoio. O método já vem sendo usado também em obras rodoviárias (o Rodoanel em São Paulo foi um exemplo). O edital para a construção da ponte será lançado nesta quarta-feira pela prefeitura de Joinville. O valor máximo da obra é de R$ 253 milhões.

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> Prefeitura lança edital de R$ 253 milhões para construção da Ponte Joinville

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A busca de menor impacto ambiental motivou a escolha do método construtivo, citado no estudo de impacto ambiental concluído em 2019. O uso do cantitravel reduz a movimentação de máquinas no entorno e a necessidade de aterramento. Além disso, o corte da vegetação será menor – no caso da Ponte Joinville, não chegará a um hectare, incluindo as áreas nos acessos. A construção terá duas frentes de trabalho, um com início no Boa Vista e a outra no Adhemar Garcia.

As estacas serão instaladas em profundidade entre 22 e 32 metros, dependendo do solo. Nos 980 metros de extensão da ponte, serão 16 pontos de apoio, nenhum deles sobre o rio Cachoeira ou o afluente (a ponte será sobre os dois cursos d’água). Como a altura será de 9 metros, será mantida a navegabilidade. Um vão de 160 metros, sobre o rio Cachoeira, é considerado pela Secretaria de Infraestrutura como o “maior desafio” por causa da complexidade para a instalação das estruturas de sustentação.

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A licitação terá abertura das propostas em outubro, com previsão do início da construção até o início do ano que vem. O prazo para a conclusão será de dois anos. Além da ponte, também serão feitas intervenções nas vias de acesso, com instalação de binário entre as ruas São Leopoldo e São Borja.

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