A Ponte Joinville teve edital de licitação internacional lançado pela prefeitura nesta terça-feira (30). O valor máximo para construir a estrutura, que vai ligar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, é de R$ 253 milhões, com prazo de conclusão da obra de 24 meses.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As empresas interessadas em participar do certame devem entregar as propostas até 9 horas de 24 de outubro, na Secretaria de Administração e Planejamento. Nesta data, serão abertas as propostas e definida a responsável pela construção da nova ponte.
A obra que ligará as regiões Sul e Leste da cidade já havia recebido Licença Ambiental de Instalação no início deste mês, quando a prefeitura homologou o contrato com o consórcio que vai supervisionar a obra.
A Ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura, garantindo duas pistas para cada um dos sentidos, além de área para estacionamento, ciclovia e calçada para pedestres.
Continua depois da publicidade
Os recursos para as obras são provenientes do contrato de financiamento de US$ 40 milhões que foi assinado pela prefeitura de Joinville com o Fonplata dentro do Programa Linha Verde Eixo Ecológico Leste Joinville.
Além da construção da Ponte Joinville, o edital também prevê a requalificação asfáltica das ruas São Leopoldo (1,5 km), São Borja (1,5 km) e avenida Alvino Hansen (177 metros).
Como será a construção da ponte
A estrutura será uma ligação desde a avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e conectando-se com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.
A construção iniciará nas duas margens, simultaneamente, até as duas frentes se encontrarem no eixo central. Segundo Paulo Mendes Castro, diretor executivo da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), um dos grandes diferencias da ponte é o seu tipo de fundação.
Continua depois da publicidade
— Normalmente, na construção de uma ponte, se cravam estacas para atingir um solo mais resistente ou rochas. No método que utilizaremos, o mesmo empregado em portos, a construção começa nas margens e vai avançando em direção ao rio por meio do método cantitravel. À medida que o cantitravel avança, são cravadas estacas no rio, até chegar no solo e complementada a fundação — explica.
Este processo é realizado até a chegada no vão central. Com a fundação pronta, serão colocadas mais vigas, concretadas no canteiro de obra e que contam com cabos de aço no interior, para reforçar a estrutura.
Supervisão da obra
O vencedor do processo de supervisão da construção da obra foi o Consórcio Supervisor Nova Engevix – Azimute, com o valor de contrato de R$ 7,7 milhões e vigência de 36 meses.
Além de fiscalizar a execução da obra, cabe ao consórcio a supervisão da readequação do sistema viário do entorno, as análises dos projetos executivos, elaboração de projetos de iluminação pública, controles gerencial, tecnológico, documental, físicofinanceiro, ambiental e de segurança do trabalho, além da elaboração do plano de operação e manutenção do empreendimento.
Continua depois da publicidade
Números da Ponte Joinville
Extensão: 980 metros
Canal navegável sobre o Rio Cachoeira: largura de 80 metros e altura de 9,5 metros
Aço: 2 mil toneladas (equivalente a 2.028.450 Kg)
Concreto: 76 mil toneladas (equivalente a 30.473 m3)
Escavação para estacas de fundação: 3,3 quilômetros (3.328 metros)
Estacas metálicas: 210 toneladas
Leia também:
Como será a construção da ponte Aubé, em Joinville; obras já foram autorizadas
Futura ponte de Joinville é “vizinha” de antiga ponte ferroviária
Futura ponte de Joinville terá binário no acesso e obras em onze ruas no entorno