A prefeitura de Joinville tem estimativas de reabertura de museus da cidade. Depois da retomada de visitação no Museu de Imigração e Colonização, após a reforma contratada pelo Iphan, há estimativas para a volta de atendimento aberto ao público nos museus de Arte e Fritz Alt e na Estação da Memória, a antiga estação ferroviária de Joinville.
Continua depois da publicidade
> Aos 116 anos, estação em Joinville começa a ganhar nova reforma
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O mais perto de voltar a permitir a visitação pública é o Museu de Arte, na área central. A construção vem passando por uma série de melhorias desde o fechamento ao público, em 2019 – os eventos com público continuaram sendo permitidos nos jardins. A estimativa é de reabertura ao público ainda neste ano.
Em resposta a pedido de informação feito pela Câmara de Joinville, a Secretaria de Cultura e Turismo informou ter realizado uma série de atividades no período de portas fechadas ao público, como reorganização do acervo, plano preventivo de incêndio e início de elaboração do plano museológico, entre outras iniciativas. Está sendo preparado edital para a exposição de reabertura – que deve ocorrer ainda neste ano.
Continua depois da publicidade
Para o Museu Friz Alt, a estimativa é de reabertura da visitação (só há atendimentos dirigidos) – que não ocorre desde 2011 na construção principal – em março de 2023. Parte do acervo ficou exposta em anexo. Houve intervenções na cobertura, com melhorias no telhado e nos forros. Ainda que tenha sido feitos investimentos, mas será preciso contratar uma reforma, com ampliação. Por enquanto, o museu vem desenvolvendo ações educativas.
A reforma na Estação da Memória, fechada para a visitação do público desde 2020, após interdição pela própria prefeitura, começou na semana passada. A primeira etapa deverá demorar cinco meses – a reabertura para a visitação deve ocorrer após esse período, no primeiro semestre de 2023. Mais duas fases estão previstas pela concessionária da Malha Sul, responsável pela restauração.Os trabalhos na antiga estação ferroviária estejam previstos para continuar até 2024.
> Ponte Joinville poderá precisar de “reforço” em empréstimo
> Concessionária do aeroporto de Joinville aponta potencial para carga aérea no Norte
> Contorno de Joinville, mais uma vez, não tem previsão em orçamento
> Edital para estudos da concessão da Cidadela de Joinville tem quatro inscrições
> O que está previsto para complexo funerário em Joinville
> Prefeitura de Joinville quer conceder casa enxaimel por R$ 6 mil mensais