A usina instalada no aterro sanitário de Joinville para produção de energia entra em plena operação em novembro. A unidade de recuperação energética, inaugurada no final do mês passado, está operando com 50% da capacidade, como previsto. A partir do próximo mês, serão 110 toneladas utilizadas por dia para produção de composto a ser utilizado na produção de energia elétrica.
Continua depois da publicidade
Confira imagens da usina
A energia produzida na unidade é equivalente ao consumo de 7 mil residências. Nas etapas iniciais, a utilização será no funcionamento da própria usina e na operação do aterro. No futuro, a energia poderá entrar no sistema de distribuição, para comercialização. Os resíduos utilizados para a produção de composto combustível usado na produção de energia elétrica.
A utilização de resíduos na usina vai eliminar 25% do lixo levado diariamente para o aterro sanitário, aumentando a vida útil do espaço – que, mesmo assim, terá de ser ampliado. O investimento de R$ 127 milhões, previsto na prorrogação do contrato de coleta e tratamento de resíduos, foi bancado com recursos da tarifa de limpeza urbana.


















