O espaçamento dos vãos e a dimensão das estruturas são a explicação para a “diferença” no número de estacas entre as duas pontes em obras em Joinville. A ponte da rua Anêmonas, com 182 metros de extensão, contará com 262 estacas. Já a Ponte Joinville, com 980 metros (cinco vezes a mais em relação à Anêmonas), terá 240 estacas. Ou seja, a ponte de maior porte terá número menor de estacas. Há explicação.
Continua depois da publicidade
Confira imagens das obras
A Ponte Joinville terá um vão central de 160 metros, a ser construído pelo método de balanços sucessivos, onde peças de concreto são instaladas nos dois sentidos a partir de base de apoio. Nesse vão, sobre o rio Cachoeira, não há estacas. Ainda há outros dois vãos de 80 metros de comprimento, também sem estacas. A distância entre blocos na Ponte Joinville é de 40 metros.
Na ponte da Anêmonas, em nova ligação entre os bairros Fátima e Guanabara sobre o rio Itaum, as vigas têm 20 metros entre os vãos. Por isso, a maior quantidade de estacas, já que o espaçamento é menor. Além disso, as estacas da Ponte Joinville são de diâmetro maior em relação às da Anêmonas – com maior capacidade de carga, portanto. As duas pontes devem ser concluídas no início de 2027.
A prefeitura de Joinville informou nesta quinta-feira ter instalado 40 estacas na construção da ponte da Anêmonas. Foram 20 de cada lado (Guanabara e Fátima). Também está em andamento a produção de vigas de concreto, em canteiros de obras instalado ao lado da Arena Joinville.
Continua depois da publicidade








