*Por Luan Martendal, interino

A Câmara de Vereadores de Joinville começou a debater na terça-feira (20) a possibilidade de proibição do tráfego noturno de veículos com cargas tóxicas e perigosas na Serra Dona Francisca (SC-418). Motivada por um pedido do vereador Fabio Dalonso (PSD), a reunião teve como pano de fundo a preocupação de que um acidente contamine os rios e prejudique o abastecimento de água em Joinville.

Continua depois da publicidade

Essa reunião serviu para ouvir os envolvidos no processo e com intenção de reunir elementos para, na medida do possível, reivindicar um pedido junto aos deputados estaduais, que detém o poder de deliberação e voto sobre o tema, e chamar a atenção das autoridades estaduais de trânsito.

Durante o encontro, a Defesa Civil informou que há três anos não são registrados acidentes com cargas perigosas no trecho da Serra. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão destacou também que já há um plano de contingências e emergências para o caso de alguma catástrofe ambiental.

Carta de crédito

Continua depois da publicidade

Oito famílias que registraram prejuízos em decorrência das chuvas de janeiro, em São Francisco do Sul, foram contempladas com cartas de crédito no valor de R$ 4 mil, do Fundo Comunitário de Reconstrução. A distribuição foi feita pela Defesa Civil do Estado na última terça-feira e os recursos devem ser utilizados para a compra de móveis e eletrodomésticos.

O valor entregue às famílias faz parte de uma arrecadação do Instituto Comunitário Grande Florianópolis, por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. Em Santa Catarina foram mobilizados R$ 253,3 mil, que serão destinados para 44 famílias em nove municípios.

Leia todas as publicações de Saavedra