A instalação dos ímãs que serão usados como guia do Bonde Urbano Digital começa nesta quinta-feira. O novo sistema de transporte coletivo será testado entre Pinhais e Piraquara, na região Metropolitana de Curitiba, em investimento do governo do Estado. O veículo com capacidade para 280 passageiros terá pneus e usará sistema de “trilhos virtuais” nos deslocamentos. A operação deve começar neste ano.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

Os ímãs serão instalados em uma das faixas de trânsito, que não será de exclusiva para o Bonde Digital. Os ímãs serão marcadores magnéticos, com uso de sensores. Cada um deles ficará a um metro de distância do outro, com colocação a sete centímetros de profundidade, conforme informado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). Os terminais também vão contar com os dispositivos.

O Bonde Digital tem 30 metros de comprimento, ar-condicionado e operação bidirecional, com possibilidade de atingir até 70 km/h. O veículo é equipado com sensores, radares e câmeras que garantem rastreamento automático, orientação autônoma e proteção eletrônica ativa, conforme descrição do governo do Paraná. O Bonde Digital foi desenvolvido pela empresa chinesa CRRC Corporation.