O trânsito na SC-415 terá desvio provisório no trecho no entorno de viaduto inacabado, conhecido popularmente como “maior mesa de sinuca”, em São Francisco do Sul. A mudança no trânsito, com uso de via lateral, deverá começar na manhã desta terça-feira, após instalação de sinalização temporária. A estrutura, prevista para futuro contorno ferroviário e com obras paradas há mais de uma década, apresenta rachaduras após colisão de veículo. A Coordenadoria Regional de Infraestrutura Norte e Polícia Militar Rodoviária emitiram nota sobre a interdição do viaduto. O DNIT, responsável pelo contorno, foi notificado.

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“A medida se dá em virtude de vistoria técnica realizada pela equipe de engenharia da Secretaria de Infraestrutura, que constatou que a estrutura do viaduto se encontra comprometida, representando risco iminente à segurança dos usuários da via”, informou a nota. “Como medida preventiva, está sendo implantado desvio de tráfego nas imediações do viaduto, com sinalização para orientar os condutores e garantir a fluidez e segurança da circulação”.

Estrutura tem rachaduras

O DNIT foi notificado da situação. Não há prazo para a retomada do tráfego normal porque está em avaliação como será feita a recuperação estrutural do viaduto. A SC-415 é a rota para os balneários de São Francisco do Sul. O local com a implantação de desvio fica perto do cruzamento com a BR-280, de acesso ao Porto de São Francisco do Sul. A SC-415 é via estadual, mas o viaduto é de responsabilidade do DNIT, por fazer parte de futuro ramal de ferrovia.

A prefeitura de São Francisco informou na segunda-feira ter solicitado vistoria no local, após a constatação de rachaduras depois de acidente. O DNIT fez a inspeção e solicitou a interrupção no trânsito no local, em ofício enviado à da Coordenadoria Regional de Infraestrutura Norte, unidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura. A coordenadoria também fez inspeção no local.

O viaduto faz parte do contorno ferroviário de São Francisco, obra parada desde 2011 para a revisão do projeto. O futuro ramal de 9 km mantém a ligação da ferrovia com o porto, mas o traçado retira, em grande parte, o trânsito dos trens da área urbana da cidade. No final de 2023, o DNIT lançou o edital para a retomada das obras, mas a concorrência foi revogada.

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A prefeitura de São Francisco informou na segunda-feira ter solicitado vistoria no local, após a constatação de rachaduras depois de acidente. O DNIT fez a inspeção e solicitou a interrupção no trânsito no local, em ofício enviado à da Coordenadoria Regional de Infraestrutura Norte, unidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura. A coordenadoria emitiu notificação ao DNIT.

O viaduto faz parte do contorno ferroviário de São Francisco, obra parada desde 2011 para a revisão do projeto. O futuro ramal de 9 km mantém a ligação da ferrovia com o porto, mas o traçado retira, em grande parte, o trânsito dos trens da área urbana da cidade. No final de 2023, o DNIT lançou o edital para a retomada das obras, mas a concorrência foi revogada. Houve questionamentos do Tribunal de Contas da União.