nsc
    nsc

    Aliança

    Eleições 2020 Florianópolis: Lino, do PT, será vice de Elson em frente de esquerda

    Compartilhe

    Upiara
    Por Upiara Boschi
    16/09/2020 - 11h43
    Vereador Lino Peres (PT) será vice de Elson Pereira (PSOL) na disputa pela prefeitura de Florianópolis
    Vereador Lino Peres (PT) será vice de Elson Pereira (PSOL) na disputa pela prefeitura de Florianópolis (Foto: CMF, Divulgação)

    Os principais partidos de esquerda de Florianópolis voltarão a estar reunidos em uma mesma candidatura à prefeitura depois de 24 anos. Na reta final do prazo das convenções partidárias para as eleições 2020, foi selado o acordo para que o vereador Lino Peres (PT) seja o vice de Elson Pereira (PSOL), em uma coligação que contará também com PDT, PSB e PCdoB.

    Quer receber no WhatsApp os links para meus textos, lives, podcasts e comentários na tevê? É só clicar em https://bit.ly/3hJOi9y

    A composição deve ser anunciada na noite desta quarta-feira, quando o PT oficializa em convenção a participação em frente popular e homologa a indicação do candidato a vice-prefeito. A construção da unidade vem sendo feita desde o ano passado, mas enfrentou percalços nas últimas semanas por causa da disputa interna pela vaga de vice entre o PT e o PCdoB e pelo assédio de outras candidaturas ao PDT e ao PSB. Inicialmente, a vaga de parceiro de Elson Pereira na majoritária estava entre Lino Peres e Janaína Deitos, do PCdoB, com apoio de pedetistas e socialistas.

    A disputa ganhou contornos de impasse, mas foi se resolvendo após forte mobilização dos petistas, que levaram o PDT a recuar no endosso a Janaína. Nesse meio tempo, pedetistas e socialistas foram assediados para compor com outras pré-candidaturas como as de Angela Amin (PP) e Pedrão Silvestre (PL). A negociação foi nacionalizada, com a participação de lideranças como o presidente estadual do PDT, Manoel Dias, junto ao presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, pela manutenção da unidade das esquerdas.

    A última vez que os principais partidos de esquerda da Capital estiveram reunidos foi em 1996, quando a chamada Frente Popular apoiou a candidatura do então vice-prefeito Afrânio Boppré (na época petista, hoje vereador pelo PSOL, que não existia). O bloco foi derrotado no segundo turno por Angela Amin, que sucedeu Sérgio Grando (PPS) na prefeitura.

    Será a terceira vez que Elson Pereira concorre a prefeito de Florianópolis. Em 2012, em chapa pura do PSOL, ficou em quarto lugar com 14% dos votos. Na última disputa, em 2016, coligado a PV e Rede (que também integra a aliança deste ano), chegou perto do segundo turno ao atingir 20% dos votos contra 24% de Angela Amin, derrotada pelo prefeito Gean Loureiro na disputa final.

    Receba os textos de Upiara Boschi no Telegram. É só procurar por "Upiara Boschi - NSC Total" ou acessar o link: https://t.me/upiaransc

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas