nsc
nsc

Comissionados

O novo momento de Moisés chega ao segundo e terceiro escalões do governo

Compartilhe

Upiara
Por Upiara Boschi
10/03/2021 - 05h00
Diário Oficial do Estado tem registrado nomeações com selo partidário no segundo e terceiro escalão do governo estadual
Diário Oficial do Estado tem registrado nomeações com selo partidário no segundo e terceiro escalão do governo estadual (Foto: Maurício Vieira, Secom/Divulgação)

O chamado novo momento político do governo Carlos Moisés (PSL) tem como maior marca a presença dos deputados estaduais Altair Silva (Progressistas) e Luiz Fernando Vampiro (MDB) no primeiro escalão - ocupando as pastas da Agricultura e da Educação desde fevereiro. A mudança também aparece a cada edição do Diário Oficial do Estado em nomeações com selos partidários nos demais escalões do governo eleito com o discurso da nova política.

Indicado por deputado do MDB, ex-vereador assume Defesa Civil do governo Moisés

Uma breve pesquisa nas publicações do DOE das últimas três semanas mostra a ocupação de nomes ligados a partidos da nova base de Moisés nas estruturas das secretarias, assim como de pessoas ligadas a lideranças políticas. O mais recente, nomeado na edição da terça-feira, é José Paulo da Cunha, primeiro secretário do PSC catarinense, nomeado para gerência de benefícios, transferência de renda e programas da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Indicado pelo MDB, Daniel Vinicius Netto assume o IMA

A pasta também foi alcançada pelo novo momento de Moisés, com a indicação do vereador florianopolitano Claudinei Marques (Republicanos) para comandá-la. Pelo acerto, a secretaria passou a ser o elo do governo estadual com os dois principais partidos junto às igrejas evangélicas - o Republicanos (Igreja Universal) e o PSC (onde se abrigam lideranças de diversas congregações).

Upiara Boschi: Moisés abre governo para maiores partidos de SC e aposenta a nova política

Outra mudança recente no Desenvolvimento Social foi a nomeação de Gabriela Dantas Pereira para a coordenação de segurança alimentar e nutricional. Até então, ela trabalhava na Prefeitura de Florianópolis, onde era gerente de Serviços Públicos e Serviços (Susp) - ela teria a indicação do PSC, partido da base do prefeito Gean Loureiro (DEM) em âmbito municipal.

Um dirigente do Republicanos também ganhou espaço no segundo escalão do governo Moisés. Carlos Eduardo Souza Neves, o Mamute, primeiro vice-presidente estadual do partido, foi nomeado como consultor na Casa Civil, onde trabalha diretamente com o secretário Eron Giordani. Até o final de fevereiro, Mamute estava lotado no gabinete do deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos).

Completando os dirigentes recentemente nomeados para o governo, Ken Ichi Becherer, presidente do Patriota em Balneário Camboriú, foi nomeado coordenador das regionais de educação, na Secretaria de Educação. Ele já exerceu cargos comissionados em outros governos e na prefeitura de Balneário Camboriú.

O PSL de Moisés também tem sido agraciado. Na mesma Casa Civil, foi nomeada recentemente a ex-prefeita Claudete Mathias, de Fraiburgo. Ela concorreu à reeleição pelo partido do governador, mas acabou derrotada por Wilson Ribeiro (DEM) com uma diferença de apenas 99 votos. Agora é assessora especial na pasta.

Em Florianópolis, na mesma eleição, Gabriel Euclides Lemos (PSL) beliscou uma vaga de vereador - ficou na primeira suplência apenas 74 votos atrás do eleito João do Bericó (PSL). Acabou nomeado na Santur, onde é gerente de políticas públicas de turismo.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, comandada desde fevereiro por Luciano Buligon (PSL) também tem mudanças com aparente carimbo partidário. Foram nomeados como assistentes técnicos dois ex-assessores parlamentares: André Sadami Oda trabalhava com o deputado estadual Laércio Schüster (PSB), enquanto Jhonatan da Silva Garcia estava lotado no gabinete do deputado federal Darci de Matos (PSD).

Receba os textos, lives, podcasts e comentários na NSC TV de Upiara Boschi no WhatsApp clicando no aqui Para receber no Telegram, é só clicar em https://t.me/upiaransc

Upiara Boschi

Colunista

Upiara Boschi

Faz a leitura e a análise do contexto do cenário político de Santa Catarina, com informações de bastidores. Explica motivações e consequências das principais decisões tomadas nos poderes do Estado.

siga Upiara Boschi

Upiara Boschi

Colunista

Upiara Boschi

Faz a leitura e a análise do contexto do cenário político de Santa Catarina, com informações de bastidores. Explica motivações e consequências das principais decisões tomadas nos poderes do Estado.

siga Upiara Boschi

Mais colunistas

    Mais colunistas