Cobra exótica encontrada em garagem em Itajaí é proibida no Brasil

Serpente corn snake foi resgatada em uma garagem, levada ao zoológico e devolvida após verificação da documentação legal

Compartilhe:

Serpente Corn Snake foi encontrada em Itajaí (Foto: PMA, Divulgação)

Uma serpente exótica surpreendeu moradores do bairro Fazenda, em Itajaí, na última sexta-feira (9). O animal, identificado como uma corn snake, popularmente conhecida como cobra-do-milho, foi encontrado dentro de uma garagem residencial e imediatamente gerou preocupação entre os vizinhos. A espécie é de origem norte-americana e não pode ser criada no Brasil.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O caso foi atendido inicialmente pelo Corpo de Bombeiros, que solicitou apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Balneário Camboriú para a remoção e destinação da serpente.

Continua após a publicidade

Ao chegarem ao local, os agentes da PMA constataram que se tratava de uma espécie exótica, sem ocorrência natural no território brasileiro. Originária do sudeste dos Estados Unidos, a corn snake é uma serpente não peçonhenta, de comportamento dócil e normalmente é tida como animal de estimação. No entanto, por ser estrangeira, não pode ser criada no país.

Segundo os policiais, a cobra estava em boas condições de saúde e conservação física, o que indicava poder se tratar de um exemplar criado em cativeiro. A suspeita era de que ela tivesse escapado de uma residência próxima.

Por se tratar de uma espécie exótica, a serpente foi recolhida e encaminhada ao Zoológico de Balneário Camboriú, onde permaneceu em observação. No local, o animal foi avaliado por veterinários. Ela deve permanecer na instituição.

Veja vídeo da cobra

Veja fotos da serpente

De acordo com o veterinário da Polícia Militar Ambiental, a cobra tem cerca de quatro a cinco anos de idade e demonstrava estar bem cuidada. O episódio, segundo ele, serve de alerta para a importância da guarda responsável de animais exóticos, especialmente quanto à segurança do ambiente onde são mantidos e à regularização documental obrigatória.

Continua após a publicidade

Denúncias ou ocorrências semelhantes podem ser feitas por meio dos canais da PMA ou diretamente ao IMA.

Errata: na primeira versão do texto, o título e a matéria informavam que a cobra estava devidamente registrada e foi devolvida ao tutor. No entanto, houve uma confusão e a corn snake deve permanecer no zoo, já que a criação da espécie é proibida no Brasil. O texto foi corrigido às 13h22min desta terça-feira (13).

Continua após a publicidade

Leia mais

Com o novo Senna Tower, como fica o ranking dos prédios mais altos de Balneário Camboriú

Trabalhador morre atropelado por caminhão na BR-470 em SC