O Parque Cambará, em Otacílio Costa, recebeu no último final de semana mais de 25 mil pessoas na 7ª Festa Nacional da Madeira. O evento comemorou os 42 anos do município e trouxe na programação shows musicais, rodeio de laço, encontro dos agricultores e pecuaristas, trilha da madeira, baile da melhor idade, cavalgada, missa crioula, costelaço em homenagem ao dia das mães, entre outras atrações.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A festa, organizada pela Prefeitura Municipal, teve como destaque os shows do conjunto “Os Serranos” e da dupla sertaneja Marcos e Belluti, que contagiou o público. Segundo o prefeito, Fabiano Baldessar de Souza, o objetivo da festa foi alcançado.
História do primeiro homem negro a receber o diploma do Ensino Médio em Lages é tema de livro
— Fica até difícil analisar o resultado da nossa Festa da Madeira, mas posso dizer que o objetivo foi alcançado em sua plenitude. Só temos a agradecer nossa equipe organizadora e todos que fizeram sua parte para que esse evento fosse um sucesso — ressaltou o prefeito.
Para o vice-prefeito, Leonir Ribeiro Silva, a festa destacou não somente o lado artístico, mas também a cultura e gastronomia local.
— O rodeio de laço e o costelaço, por exemplo, foram algumas amostras da nossa cultura e da nossa gastronomia presentes na Festa Nacional da Madeira. Estamos imensamente felizes, pois observamos no parque a presença de pessoas de todas as idades, isso é uma prova de que a programação foi bem elaborada, bem planejada, e contou com a aprovação dos nossos otacilienses — comentou.
FOTOS: Por dentro da história da Sapecada da Canção Nativa, em Lages
O presidente da Comissão Organizadora, Fabrício Kaiser, ressaltou que a programação fez questão de valorizar os artistas locais.
— Nosso objetivo foi o de destacar e valorizar os talentos da Serra, dando visibilidade e gerando oportunidades para os nossos artistas — afirmou ele, referindo-se as apresentações de Edu e Nando, Chama Fandangueira, Clayton e Adriano, além da banda Onda Astral, que já realiza shows pelo estado inteiro e até fora de Santa Catarina.
— Somos gratos ao público que veio de outros municípios e regiões para prestigiar a nossa Festa da Madeira, mas nosso carinho especial vai para cada otaciliense que esteve presente no parque durante os três dias do evento — concluiu Fabricio.
Quem era Aracy Paim, homem que sonhou com o sucesso da Festa Nacional do Pinhão
Conheça um pouco da história de Otacílio Costa
O município de Otacílio Costa festejou seus 42 anos neste dia 10 de maio, mas até chegar a esta data, tiveram muitos capítulos. A história inicia quando ela pertencia ao território de Lages. Seu primeiro nome foi Casa Branca, devido a existência de um botequim, de propriedade de Lauro Araújo, que era de madeira e pintado de branco.
Mais tarde passou a ser conhecido popularmente por Encruzilhada, denominação dada em função da estrada que ligava Otacílio Costa a Curitibanos, onde foi erguido um galpão para o pernoite e descanso dos tropeiros.
Após receber as denominações de Casa Branca e Encruzilhada, a vila passou a sediar o então distrito de Otacílio Costa, nome dado em homenagem a Otacílio Vieira da Costa, advogado, jornalista, escritor, político e fazendeiro com vasta extensão de terra naquela região. Em 10 de maio de 1982 foi criado o município de Otacílio Costa, com terras desmembradas do município de Lages.
Veja fotos da Festa Nacional da Madeira
Leia mais
Festa do Pinhão: saiba tudo sobre uma das maiores festas gastronômicas do Brasil





