Golfinho é encontrado morto em Jurerê Internacional; veja motivo

Laudo de necropsia realizado nesta segunda-feira (14) não concluiu a causa da morte do animal

Compartilhe:
Golfinho

(Foto: Ingridy Moara/R3 Animal)

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis neste domingo (13). Segundo a ONG R3 Animal, responsável pelo resgate do animal, ele foi levado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), onde foi examinado. A ONG R3 Animal informou, em nota, na tarde desta segunda-feira (14), que “não foi possível determinar a causa da morte”.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Ainda segundo a nota, a veterinária Janaina Rocha Lorenço informou que não foi encontrado alimento no estômago do animal, “o que sugere que ele não havia se alimentado recentemente”. A ONG também destacou que foram feitas coletas de amostras para exames de biologia molecular.

Continua após a publicidade

Este é o quarto animal da espécie a encalhar nas praias da Ilha de Santa Catarina este ano. Todos estavam mortos, segundo a ONG.

A R3 Animal também agradeceu a ajuda dos guarda-vidas de Jurerê no resgate do animal na beira da praia.

Veja nota na íntegra

Um golfinho da espécie Sotalia guianensis, conhecido popularmente como boto-cinza, encalhou sem vida na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, na tarde do domingo, 13.

O animal, um macho medindo 1,78 metro de comprimento, pesando 59 quilos, estava em avançado estágio de decomposição e foi trazido ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal).

Continua após a publicidade

Apesar do alto grau de autólise, o animal passou pelo exame necroscópico na manhã desta segunda, mas não foi possível determinar a causa da morte.

Segundo a veterinária Janaina Rocha Lorenço, o golfinho estava com bom escore corporal, mas sem conteúdo estomacal, o que sugere que não havia se alimentado recentemente.

Continua após a publicidade

Foram coletadas amostras para exame de biologia molecular para detectar se havia alguma infecção viral.

Nosso agradecimento aos guarda-vidas de Jurerê que auxiliaram na remoção do animal da areia da praia.

Continua após a publicidade

Este é o quarto animal da espécie a encalhar nas praias da Ilha de Santa Catarina este ano, todos mortos.

Em junho, houve o encalhe de um animal no Morro das Pedras e dois encalharam em agosto, um na Praia dos Ingleses e outro na Praia Brava.

Continua após a publicidade

O boto-cinza é um cetáceo, assim como golfinhos e baleias. São animais costeiros e ocorrem ao longo do litoral das Américas do Sul e Central. Alimentam-se basicamente de peixes, lulas, polvos e camarões. Em Florianópolis, são comumente avistados na Baía Norte.

Sobre o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

O PMP-BS é realizado em Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.

Continua após a publicidade

O projeto é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

Continua após a publicidade

Em caso de encalhe de mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, a orientação é ligar para o telefone 0800 642 3341, que funciona nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Leia também

Óleo em avenida de Florianópolis provoca ao menos cinco acidentes em 30 minutos

Continua após a publicidade

Indígenas de SC integram grupo temático do relatório de transição do governo federal