Um golfinho foi encontrado morto na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis neste domingo (13). Segundo a ONG R3 Animal, responsável pelo resgate do animal, ele foi levado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), onde foi examinado. A ONG R3 Animal informou, em nota, na tarde desta segunda-feira (14), que “não foi possível determinar a causa da morte”.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ainda segundo a nota, a veterinária Janaina Rocha Lorenço informou que não foi encontrado alimento no estômago do animal, “o que sugere que ele não havia se alimentado recentemente”. A ONG também destacou que foram feitas coletas de amostras para exames de biologia molecular.
Este é o quarto animal da espécie a encalhar nas praias da Ilha de Santa Catarina este ano. Todos estavam mortos, segundo a ONG.
A R3 Animal também agradeceu a ajuda dos guarda-vidas de Jurerê no resgate do animal na beira da praia.
Veja nota na íntegra
Um golfinho da espécie Sotalia guianensis, conhecido popularmente como boto-cinza, encalhou sem vida na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, na tarde do domingo, 13.
O animal, um macho medindo 1,78 metro de comprimento, pesando 59 quilos, estava em avançado estágio de decomposição e foi trazido ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal).
Apesar do alto grau de autólise, o animal passou pelo exame necroscópico na manhã desta segunda, mas não foi possível determinar a causa da morte.
Segundo a veterinária Janaina Rocha Lorenço, o golfinho estava com bom escore corporal, mas sem conteúdo estomacal, o que sugere que não havia se alimentado recentemente.
Foram coletadas amostras para exame de biologia molecular para detectar se havia alguma infecção viral.
Nosso agradecimento aos guarda-vidas de Jurerê que auxiliaram na remoção do animal da areia da praia.
Este é o quarto animal da espécie a encalhar nas praias da Ilha de Santa Catarina este ano, todos mortos.
Em junho, houve o encalhe de um animal no Morro das Pedras e dois encalharam em agosto, um na Praia dos Ingleses e outro na Praia Brava.
O boto-cinza é um cetáceo, assim como golfinhos e baleias. São animais costeiros e ocorrem ao longo do litoral das Américas do Sul e Central. Alimentam-se basicamente de peixes, lulas, polvos e camarões. Em Florianópolis, são comumente avistados na Baía Norte.
Sobre o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)
O PMP-BS é realizado em Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.
O projeto é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
Em caso de encalhe de mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, a orientação é ligar para o telefone 0800 642 3341, que funciona nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Leia também
Óleo em avenida de Florianópolis provoca ao menos cinco acidentes em 30 minutos
Indígenas de SC integram grupo temático do relatório de transição do governo federal
