O que é a nuvem funil, fenômeno registrado em Florianópolis

Moradora da Capital flagrou a formação do fenômeno no Pântano do Sul

Compartilhe:

Nuvem rolo é registrada em Florianópolis na terça-feira (7) (Foto: Marilia Capistrano, Arquivo pessoal)

Estágio inicial de um tornado, uma nuvem funil foi registrada por uma moradora do Pântano do Sul, em Florianópolis na terça-feira (7). O fenômeno é mais frequente nesta época do ano e é diferente de uma tromba d’água e do próprio tornado porque não chega a tocar o solo.

Continua após a publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Mammatus, Prateleira e Rolo: nuvens diferentes invadem Santa Catarina

Continua após a publicidade

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, a nuvem funil se forma a partir de uma nuvem cumulonimbus — caracterizada pelo grande desenvolvimento vertical e topo frio.

Dependendo do estado da atmosfera, as nuvens podem adquirir rotação e formar um funil. Ela não oferece risco, pois não toca o solo.

No registro feito na terça-feira é possível ver a nuvem funil dispensando. Veja o vídeo a seguir:

Registros parecidos

Em fevereiro deste ano, moradores de Forquilhinha, no Sul catarinense, também registraram a formação de uma nuvem funil. Pelas imagens foi possível estimar que a nuvem tinha cerca de 15 quilômetros de altura entre a base e o topo.

Continua após a publicidade

No ano passado, a formação de outra nuvem funil também chamou a atenção de moradores do Vale do Itajaí. Em Criciúma, foi a “nuvem rolo” que chamou a atenção..Esse tipo de fenômeno costuma aparecer em áreas próximas ao litoral e ocorre antes de temporais, com ventos fortes.

Veja fotos:

Continua após a publicidade

Leia também

Tornados, tromba d’água e nuvem funil: entenda os fenômenos registrados em SC e no RS

Nuvem prateleira: entenda o fenômeno registrado antes de temporal em Laguna, no Litoral Sul

Nuvens chamam atenção no Oeste de Santa Catarina