Pinguins são soltos em praia de Florianópolis após reabilitação; veja fotos

As aves resgatadas em SC e no Paraná foram reunidas em um grupo para poderem voltar ao habitat natural

Compartilhe:

Eles são comuns nas Ilhas Malvinas, Argentina e Chile, e todos os anos, entre os meses de junho e novembro, realizam movimentos migratórios sazonais para o Brasil. (Foto: Nilson Coelho/R3 Animal)

Pinguins-de-Magalhães foram soltos na praia do Moçambique, em Florianópolis, após serem resgatados e passarem por um processo de reabilitação para voltarem ao mar. Ao todo, foram 13 animais da espécie que retornaram ao habitat natural nesta quarta-feira (27). 

Continua após a publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As aves foram resgatadas em Santa Catarina e no Paraná. Quatro delas foram recolhidas em praias de Florianópolis e cinco em Penha, no Litoral Norte. Dessas praias, os animais foram para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), onde passaram por reabilitação.

Continua após a publicidade

> Florianópolis tem maior número de pinguins mortos em três anos

Os demais pinguins resgatados em praias paranaenses foram reabilitados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Logo depois, o grupo foi reunido.

— Os animais do Paraná foram encaminhados para o CePRAM pois os pinguins são animais gregários, que vivem em bandos, e buscamos formar grupos de no mínimo 10 indivíduos — explica a presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP/BS/Florianópolis Cristiane Kolesnikovas.

> Mais de 50 pinguins mortos são encontrados em praias do Sul de SC; veja vídeo

Continua após a publicidade

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi responsável pelas ações de resgate e reabilitação. A migração dos pinguins dessa espécie é natural. Eles são comuns nas Ilhas Malvinas, Argentina e Chile, e todos os anos, entre os meses de junho e novembro, realizam movimentos migratórios sazonais para o Brasil.

Veja fotos

O que posso fazer se encontrar um animal marinho morto ou debilitado?

  • Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341;
  • mantenha distância e ajude a isolar a área;
  • evite contato desses mamíferos ou outros animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar o animal.
  • evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.

Leia também

Jararaca com tamanho raro é capturada em Jaraguá do Sul: “Animal muito grande”

Continua após a publicidade

“Tentei ajudar e afundei”, diz mulher que atolou em areia de Balneário Camboriú

Alargamento da praia em Balneário Camboriú entra na reta final; veja o passo a passo