Réplica de igreja histórica é destruída por incêndio em Criciúma; suspeita é de vandalismo

O fato ocorreu na noite dessa segunda-feira (31)

Compartilhe:
Réplica de igreja histórica é destruída por incêndio em Criciúma; suspeita é de vandalismo

Construção replicava a primeira igreja de Criciúma (Foto: Eduardo Madeira, NSC TV)

A réplica da primeira igreja católica de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, foi destruída por um incêndio na noite dessa segunda-feira (31). As chamas iniciaram por volta das 19h e a suspeita é de ato de vandalismo. A estrutura localizada na rua Honório Búrigo, no bairro Mina Brasil, ficava atrás da sede da Defesa Civil do município.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os bombeiros atenderam à ocorrência no Morro Cechinel com a mobilização de duas linhas de ataque e seis mil litros de água para conter o fogo. Segundo a guarnição, a edificação de madeira, de aproximadamente 75 metros quadrados, teve paredes, assoalho, telhado e todos os móveis internos danificados.

Continua após a publicidade

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, as chamas se iniciaram na torre, que desabou sobre a igreja, causando danos na capela.

— O local estava lacrado pela Defesa Civil devido a problemas anteriores com invasões. A suspeita é que o incêndio pode ter sido um ato de vandalismo, mas somente o laudo da perícia apontará a causa — afirma Fred.

O fogo não atingiu os edifícios próximos ao local e nem a mata nativa ao lado da estrutura. A Polícia Civil já iniciou os trabalhos de investigação sobre as causas do incêndio.

Estrutura histórica do município

O local foi inaugurado em 2016, sendo uma réplica da primeira igreja da cidade, construída em 1899 por imigrantes italianos. Em 1917 a igreja de madeira foi substituída por uma estrutura de alvenaria, a Catedral São José, na Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade.

Continua após a publicidade

A pequena capela destruída pelo incêndio no Morro Cechinel se tratava de um objeto histórico de Criciúma. Presente no local, o prefeito Vagner Espindola, o Vaguinho, afirmou que o município irá reconstruir a edificação e entregar à Diocese da cidade.

Leia também

Golfinho encontrado morto em praia do Sul de SC tinha cortes feitos por humanos

Continua após a publicidade

Quem era o homem que morreu afogado em lagoa de Balneário Rincão: “Pessoa maravilhosa”