Trabalhador completa bodas de ouro de trabalho na mesma empresa em Blumenau: “Gratidão”

Valdir chegou na Teka pela primeira vez aos 15 anos, em 1975, e nunca mais saiu de lá

Compartilhe:

Morador do bairro Itoupava Central, Valdir atua no setor de manufatura da Teka (Foto: Divulgação)

Com 66 anos de idade, Valdir Schmitz completou meio século trabalhando na indústria Teka, de Blumenau. A empresa, junto de amigos, familiares e colegas, organizou uma homenagem ao funcionário na última sexta-feira (15). Mais do que o girar do ponteiro do relógio, o funcionário viu a empresa crescer e se desenvolver, aprendeu a usar novos maquinários e pôde observar as mudanças nas equipes com antigos amigos, além de conhecer novos colegas.

Continua após a publicidade

— 50 anos não são 50 dias. São tantas histórias que, para contar tudo, dá para escrever um livro. Sinceramente, eu não pensei que ia chegar aos 50 anos [trabalhando na empresa] porque é muito tempo. Mas as coisas vão tão rápido, foi em um piscar de olhos, sabe? Tudo o que eu consegui na minha vida foi através da Teka — conta Valdir entre risos.

A homenagem foi uma surpresa bem-vinda e Valdir se emociona ao contar sobre o reconhecimento que recebeu não apenas da empresa, mas dos colegas, amigos e familiares que foram convidados para prestigiar o momento. O funcionário conta que até percebeu uma movimentação diferente na empresa com gravações, filmagens e entrevistas, mas não suspeitava que seriam para ele.

Continua após a publicidade

Até que chegou o dia da cerimônia: Valdir foi convencido a ir em uma das salas da empresa, um auditório, para fazer um serviço. Lá, com as luzes apagadas, não desconfiava da surpresa até que a luz se acendeu e familiares, amigos, colegas, supervisores e chefes de departamento se reuniram para aplaudir o trabalhador de pé.

— Gratidão. Essa é a palavra. Tu chega, olha para as pessoas, só tem amigo da gente, que está todo o dia perto, e a esposa, os filhos, netos, irmãos… Todos me aplaudindo. Fiquei sem chão, é emocionante. Foi muito gratificante — relembra com a voz embargada e um sorriso.

Teka, tradicional têxtil de SC, avalia apresentar novo plano de recuperação judicial

Na cerimônia, Valdir recebeu uma placa comemorativa pelos 50 anos de empresa e presentes simbólicos como expressão de gratidão. Colegas, familiares e amigos gravaram um vídeo, repleto de mensagens de admiração para o colaborador, e o momento foi marcado por emoção ao profissional.

Continua após a publicidade

— A Teka faz parte da minha vida e da minha família. Meu pai e meus irmãos trabalharam aqui. Conheci a minha esposa aqui e meu filho também trabalhou aqui. Consegui sustentar a minha família e sou grato a essa empresa por tudo o que tenho até hoje — disse, emocionado, ao receber a homenagem.

Confira algumas fotos de Valdir

Conheça a história de Valdir

Seguindo os passos do pai, que era operador de máquina, e dos três irmãos mais velhos que já trabalhavam na Teka, Valdir chegou na empresa pela primeira vez aos 15 anos no dia 3 de março de 1975. O principal objetivo era ajudar a família trabalhadora com as despesas e, logo, conseguiu uma vaga como limpador de teares.

Continua após a publicidade

— A família tinha gado, mas viver só da terra, plantando, não dava certo. Tinha que ter um sustento. Então, o pai trabalhava, os outros sete irmãos e eu pagávamos uma pensão. Se eu ganhasse mil reais, então dava R$ 500 para o meu pai e R$ 500 ficavam para mim — conta Valdir.

A rotina era puxada e fez com que ele priorizasse o trabalho na rotina e virou hábito ir de bicicleta por mais de 4 quilômetros até a empresa por volta das 5h da manhã. Quando passou pelas portas da indústria pela primeira vez, jovem e com vontade de trabalhar, a função que lhe foi dada foi de varredor, limpando o algodão e poeira que as produções das toalhas faziam nas máquinas de tecer.

Continua após a publicidade

— Muita coisa a gente ia aprendendo e fazendo. Comecei ali como varredor e foi três meses só varrendo. Depois, já fui para outra função e, conforme aprendia, ia melhorando e mudando de cargo — explica.

A segunda função do jovem foi no setor de passamento, em que preparava os tecidos para a tecelagem. O tempo passou, ele se aventurou em outros setores, começou a guardar dinheiro para construir uma família, ter uma casa e investir no futuro… Até que conheceu Trude, que também trabalhava na indústria. O encontro aconteceu por meio do irmão e da cunhada de Valdir, que tinham um filho pequeno. Trude, além de ser colega de trabalho na Teka, cuidava da criança pela manhã e, à tarde, seguia para o trabalho na fábrica, o que aproximou os dois.

Continua após a publicidade

Assim, começou uma relação que dura até hoje e celebra 42 anos de união.

Entre os episódios mais marcantes da carreira, Valdir relembra as enchentes de 1983 e 1984 em Blumenau, quando a fábrica ficou paralisada.

Continua após a publicidade

— Lembro que foi bem difícil, ficamos limpando e lavando tudo e, depois de 30 dias, a Teka conseguiu retomar às atividades. Minha casa também foi atingida, a água chegou praticamente até a laje, mas conseguimos superar esse capítulo, também com o apoio da Teka — relatou durante a homenagem.

— Em julho [de 1983], veio a enchente. E, dois meses depois, eu casei em setembro. Eu tinha a minha casa lá toda pronta já e mobiliada. Isso marcou muita gente, mas quis o destino que fosse assim — recorda com pesar.

Continua após a publicidade

Hoje, morador do bairro Itoupava Central, Valdir atua no setor de manufatura da fábrica, cortando e finalizando roupões, além de também ser bombeiro voluntário da empresa.

— Sou rico em saúde, o mais importante. Já tenho 66 anos, Deus sempre me deu a saúde para trabalhar e recuperar tudo o que eu perdi [nas enchentes]. Então, estou eternamente grato, e eternamente grato também com a empresa, que me acolheu e abriu as portas para que eu trabalhasse. Consegui minha família, tenho minha esposa, meus dois filhos, minha netinha. Assim é a vida — conclui.

Continua após a publicidade

Com exatos 99 anos de atividade, a Teka é uma das maiores fabricantes de artigos de cama, mesa e banho da América Latina, com presença em mais de cinco mil pontos de venda no Brasil e operações em Santa Catarina e São Paulo.

Leia também

Filha de costureira transforma golpe sofrido pela mãe em oportunidade de negócio em Blumenau