Petisco que demora 20 horas para ficar pronto é aposta de bar no Comida di Buteco

Giro Floripa, em Canasvieiras, promete ganhar o coração dos jurados com o petisco de crostini de costela defumada chamado de “Um Só é Pouco”

Compartilhe:
Giro Floripa

Petisco tem valor de R$ 35 (Foto: Wenndel Paixão, DC)

Localizado em Canasvieiras, no Norte de Florianópolis, o restaurante Giro Floripa participa do Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, o estabelecimento, fundado há quase três pelo chef Thiago Miguel Cotter junto com a mãe, Liliane Machado Miguel, e a noiva, Maria luiza Farah, tem como aposta um crostini de costela defumada, que leva mais de 20 horas de produção, conhecido como “Um Só é Pouco”.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp 

O petisco, que promete ganhar o coração dos jurados e levar a melhor no concurso gastronômico deste ano, é formado pelo crostini de costela defumada com creme de queijo gratinado, molho de laranja com shoyu e microverdes. O prato ainda acompanha maionese de costela. 

Continua após a publicidade

— A gente quis trazer um pouco do carro chefe da casa, que é a costela defumada, e fazer um petisco legal, bonito, para o pessoal vir prestigiar o Comida di Buteco e também o nosso bar — explica Thiago, responsável por criar a iguaria. 

Segundo o chef, para a produção do “Um Só é Pouco” a costela fica em defumação direta por quase 12 horas. Em sequência, a carne é embrulhada com gordura e volta para o fogo por mais 10 horas. 

—  Depois a gente desfia e usa os ossos para fazer um caldo que a gente esquenta a costela. Usamos uma massinha de pastel frito, temperadinha como uma base, que é o crostini, e também gratinamos os queijos, damos uma defumadinha neles, fazemos um creme e montamos um disco. Vai a costela, o creme de queijo e os micro verdes que são produzidos aqui em Floripa —  explica. 

Família no comando

Natural de Joinville, Thiago se mudou para Florianópolis junto com a mãe e a noiva para abrir o Giro Floripa em 2022. À época, o chef fazia mestrado em Portugal e recebeu um convite para abrir o estabelecimento no espaço que já era da família. 

Continua após a publicidade

— Era a casa de praia do meu avô e a minha mãe recebeu o imóvel como herança. Sempre foi um espaço para receber gente, comida boa, bebida gelada. Eu sou formado em gastronomia, então a gente meio que uniu o útil ao agradável — conta.

A família teve a ideia de colocar a costela defumada como o prato chef do restaurante após perceber uma carência de pratos feitos com carne na região:

Continua após a publicidade

— A gente sempre gostou. Sempre fiz para o pessoal, para os meus amigos durante a faculdade. Já tinha experiência trabalhando com carnes antes e a gente viu essa falta aqui em Floripa, de um boteco que tenha mais foco em carnes. A gente vê muitos frutos do mar, sim, claro, prestigiando a Ilha, mas a Ilha também gosta de uma costela, gosta de carnes. 

Veja as fotos

Ficha técnica do restaurante

  • Quando entrou no concurso: 2024
  • Quantas vezes ganhou: nenhuma
  • Nome do prato de 2025: Um Só é Pouco 
  • Descrição do prato: Crostini de costela defumada com creme de queijo gratinado, molho de laranja com shoyu e microverdes. Acompanha maionese de costela.
  • Endereço: Rua Madre Maria Vilac, 1773, Canasvieiras, Florianópolis

O que é Comida di Buteco

No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é R$ 35. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.

Continua após a publicidade

Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.

Pratos que participam do concurso neste ano

Leia mais

Bar em ponto tradicional de Florianópolis aposta em “clássico” para vencer Comida di Buteco

Continua após a publicidade

Bar no quintal de casa aposta em espetinho para vencer o Comida di Buteco em Florianópolis